Document details

A imagem como linguagem

Author(s): Lencastre, José Alberto cv logo 1 ; Chaves, José Henrique cv logo 2

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/26093

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Imagem em educação


Description
Publicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007" O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilitar aos alunos recursos e mecanismos de representação que permitam obter a maior quantidade de informação acerca da imagem analisada. É «ler». Mas ler uma imagem não é fácil, pois a nossa visão selecciona só o que nos chama a atenção, sendo assim uma leitura parcial. Existe um modo de diminuir os riscos de más interpretações (leituras redutoras) das imagens por parte dos alunos: alfabetizá-los visualmente. Este artigo resulta de um trabalho de investigação no âmbito do Mestrado em Educação, na Universidade do Minho, sobre o estudo da imagem em educação e tem como objectivo dar uma contributo para a reflexão sobre o ensino pela imagem, particularmente quando nos referimos ao processo de comunicação e interacção na sala de aula.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU