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O artesanato têxtil e o design de interiores : percepções de valor dos consumid...

Autor(es): Ferreira, Ângela Augusta de Sá cv logo 1 ; Neves, Maria Manuela cv logo 2 ; Teixeira, S. F. C. F. cv logo 3 ; Rodrigues, Cristina S. cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25918

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
A “indústria” do artesanato têxtil não é imune à complexidade de negócio actual. Oferecer produtos com design, preservando a herança cultural não se apresenta como um processo fácil e em Portugal identifica-se um decréscimo de procura por produtos de decoração artesanais. Mas o que determina esta alteração e como é percebido o produto “artesanato” pelos consumidores portugueses? Este trabalho analisa os resultados de um inquérito que explora a percepção que os consumidores têm do artesanato têxtil e procura compreender as atitudes associadas ao processo de decisão de compra do consumidor português em relação ao artesanato têxtil. Dos 107 questionários recebidos e validados, cruza-se a informação com idade, sexo e profissão. Os dados confirmam a importância do género e da idade como determinantes na temática do artesanato têxtil, em particular no uso de artesanato têxtil, auto-satisfação com a compra, compra para oferta e percepção do futuro desaparecimento do artesanato têxtil. Textile hand-craft “industry” is not invulnerable to the complexity of current business. Offering products with design, preserving the cultural heritage is not presented as an easy process. Portugal has identified a decrease in demand for decorative products handmade. But what determines this change and how the product is perceived as "craft" by Portuguese consumers? This paper analyzes the results of a survey that explores the perception that consumers have about textile crafts. It seeks to understand the attitudes associated with the buying decision process of Portuguese consumers regarding textile crafts. Of the 107 questionnaires received and validated, answers are crossed with the age, gender and profession respondent information. Data confirms the importance of gender and age as determinants of textile hand crafts, particularly in the use of textile crafts, self-satisfaction with the purchase, offer to purchase and perception of the future demise of the textile crafts.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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