Nowadays, when the world is aware of the limitations of available resources, the sustainability appears as an up-to-date and relevant concept: it is the ability of humans to interact with the world, preserving the environment to avoid compromising the natural resources for future generations. The sense of limitations of environment resources makes the designers to re-think the use of their knowledge in a more r...
Sobrevivente aos constantes progressos tecnológicos, o artesanato é um modo de produção muito antigo. Após algum abandono e esquecimento do artesanato, percebe-se atualmente uma tendência de revivalismo acompanhada por um esforço de valorização e protecionismo para com esta arte secular. Com a alteração dos gostos e dos perfis de consumo, o desafio de sobrevivência do artesanato têxtil passa por incluir element...
O aparecimento de novas correntes de design como, por exemplo, o eco-design, o design social e inclusivo ou o slow design, são primordiais ao nível da gestão de recursos, da relação Homem - natureza, das deficiências e limitações humanas e da sustentabilidade do nosso planeta. O presente estudo explora as perspectivas do papel do design no artesanato. Numa abordagem teórica examina conceitos como: design, o pap...
Oferecer produtos com design, preservando a herança cultural não se apresenta como um processo fácil para a “indústria” de artesanato têxtil. No caso português é percebido um aumento de procura de produtos de decoração de design e acesso fácil, ditos “modernos”, em detrimento de produtos artesanais. Importa assim compreender o que determina esta alteração e como é percebido o produto “artesanato” pelos consumid...
Apresentação efetuada na "Designa - Conferência Internacional de Investigação em Design - A Esperança Projectual, Covilhã 2011" ; O artesanato é um modo de produção muito antigo que sobreviveu aos constantes progressos tecnológicos industriais. A nível global percebe-se uma tendência de revivalismo do artesanato, acompanhada por um esforço de valorização e proteccionismo para com esta arte secular. Uma mais va...
Actualmente o mundo do negócio é bastante complexo e competitivo. Oferecer produtos com design, preservando a herança cultural não se apresenta como um processo fácil para a “indústria” de artesanato têxtil. No caso português é percebido um aumento de procura de produtos de decoração de design e acesso fácil, ditos “modernos”, em detrimento de produtos artesanais. Importa assim compreender o que determina esta ...
A “indústria” do artesanato têxtil não é imune à complexidade de negócio actual. Oferecer produtos com design, preservando a herança cultural não se apresenta como um processo fácil e em Portugal identifica-se um decréscimo de procura por produtos de decoração artesanais. Mas o que determina esta alteração e como é percebido o produto “artesanato” pelos consumidores portugueses? Este trabalho analisa os resulta...
Inserindo-se na temática da inovação do produto, este artigo visa explorar a percepção que os consumidores mais jovens têm do artesanato têxtil e perceber as principais variáveis intervenientes no processo de tomada de decisão da sua compra. O conceito básico de qualquer negócio deve ser o de satisfazer as necessidades dos seus clientes. No caso português pode-se identificar nos últimos anos e principalmente ju...
Está em curso um projecto de colaboração entre a Universidade do Minho, o Instituto Monsenhor Airosa (IMA), tendo o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave como consultor, no sentido de avaliar, recuperar e valorizar o Artesanato do IMA (AMA). Neste trabalho, efectuou-se um levantamento e estudo dos produtos da tecelagem. Foram estudados os mais diversos pontos: matérias-primas, métodos e equipamentos de prod...
Financiadores do RCAAP | |||||||
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