Description
Inserindo-se na temática da inovação do produto, este artigo visa explorar a percepção que os consumidores mais jovens têm do artesanato têxtil e perceber as principais variáveis intervenientes no processo de tomada de decisão da sua compra.
O conceito básico de qualquer negócio deve ser o de satisfazer as necessidades dos seus clientes. No caso português pode-se identificar nos últimos anos e principalmente junto dos jovens consumidores a um movimento de “simplificação” da decoração das suas casa traduzido numa crescente procura por produtos mais simples, mais facilmente descartáveis, de certa forma mais uniformizados, mais baratos (tipo IKEA) e num menor interesse pelo “tradicional”. Este fenómeno de “simplificação” tem sido particularmente percebido nas revistas de decoração bem como nas lojas da especialidade. A procura de artesanato têxtil é percebida como para um público mais adulto, com mais posses, nomeadamente de mulheres de idade superior a 50 anos, o que constitui basicamente um nicho de mercado. Se a tendência percebida se mantiver e se a “indústria” do artesanato têxtil não for capaz de a contrariar com soluções próprias, verificar-se-á um envelhecimento do público-alvo o que por certo limitará o futuro de muitas empresas.
O objectivo deste artigo é apresentar os principais resultados de um focus group conduzido na Universidade do Minho, sobre as atitudes dos jovens para com o artesanato têxtil.