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Jovens e artesanato têxtil : que futuro em comum?

Autor(es): Neves, Maria Manuela cv logo 1 ; Ferreira, Ângela Augusta de Sá cv logo 2 ; Teixeira, S. F. C. F. cv logo 3 ; Rodrigues, Cristina S. cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25835

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Inserindo-se na temática da inovação do produto, este artigo visa explorar a percepção que os consumidores mais jovens têm do artesanato têxtil e perceber as principais variáveis intervenientes no processo de tomada de decisão da sua compra. O conceito básico de qualquer negócio deve ser o de satisfazer as necessidades dos seus clientes. No caso português pode-se identificar nos últimos anos e principalmente junto dos jovens consumidores a um movimento de “simplificação” da decoração das suas casa traduzido numa crescente procura por produtos mais simples, mais facilmente descartáveis, de certa forma mais uniformizados, mais baratos (tipo IKEA) e num menor interesse pelo “tradicional”. Este fenómeno de “simplificação” tem sido particularmente percebido nas revistas de decoração bem como nas lojas da especialidade. A procura de artesanato têxtil é percebida como para um público mais adulto, com mais posses, nomeadamente de mulheres de idade superior a 50 anos, o que constitui basicamente um nicho de mercado. Se a tendência percebida se mantiver e se a “indústria” do artesanato têxtil não for capaz de a contrariar com soluções próprias, verificar-se-á um envelhecimento do público-alvo o que por certo limitará o futuro de muitas empresas. O objectivo deste artigo é apresentar os principais resultados de um focus group conduzido na Universidade do Minho, sobre as atitudes dos jovens para com o artesanato têxtil.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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