Document details

A gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullying

Author(s): Lourenço, Lélio Moura cv logo 1 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 2 ; Senra, Luciana Xavier cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25820

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Gestão educacional; Prevenção; Bullying


Description
O Bullying é um fenômeno comum ao ambiente escolar, que ocorre entre crianças e adolescentes envolvendo ataques físico, verbal ou psicológico, intencionais e contínuos. É protagonizado por um ou mais agressores, com objetivo de causar danos e prejuízos a alguém ou a um grupo percebidos como frágil e com características físicas, sócio-econômicas, étnicas e orientação sexual específicas, em situações em que a vítima não tem condições de se defender ou reverter a situação. A gestão do Bullying no ambiente escolar é considerada um trabalho em conjunto realizado pelos profissionais da escola, sendo professores, diretores, coordenadores pedagógicos responsáveis pela gestão no espaço escolar marcado pelo Bullying. No que concerne à escola, seus profissionais devem estar conscientes sobre essa forma de violência e serem capacitados para diagnosticar, intervir e preveni-la. O papel da escola é de fundamental importância, devendo disponibilizar espaços para que as crianças possam falar de suas emoções e sentimentos, que discutam, reflitam, disponibilizem jogos e alternativas de laser. A gestão do ambiente escolar é uma das variáveis fundamentais para a sua compreensão e dá suporte às medidas de intervenção. É fundamental que os investigadores percebam a importância dos gestores nessa realidade.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU