Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas

Lourenço, Lélio Moura; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pereira, Beatriz; Universidade do Minho

A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação físi...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullying

Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz Oliveira; Senra, Luciana Xavier

O Bullying é um fenômeno comum ao ambiente escolar, que ocorre entre crianças e adolescentes envolvendo ataques físico, verbal ou psicológico, intencionais e contínuos. É protagonizado por um ou mais agressores, com objetivo de causar danos e prejuízos a alguém ou a um grupo percebidos como frágil e com características físicas, sócio-econômicas, étnicas e orientação sexual específicas, em situações em que a vít...


Fenômenos sociais, familiares e psicopatológicos associados ao bullying escolar

Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura; Vieira, Marcel; Senra, Luciana Xavier; Gomes, Daniel; Stephan, Francesca

A violência e a violência familiar, assim como transtornos de ansiedade como a fobia/ansiedade social tem sido apontados como fenômenos que possuem algum tipo de associação seja pela semelhança nas características de manifestação, seja pelo impacto provocado nos âmbitos sociais e de saúde dos indivíduos envolvidos. No que concerne a violência e a violência familiar, vale salientar que os atos de omissão e negli...


O bullying, locais e representações dos recreios : estudo com crianças de uma e...

Sousa, Rosária; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura

O bullying é um fenómeno que afeta crianças em todo o mundo, constituindo assim uma preocupação de professores, técnicos da educação, pais e políticos, pois reflete-se negativamente no clima da escola. O presente estudo teve como objetivos verificar se alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade reconhecem situações de bullying segundo o género; identificar os locais onde ocorre e quais são as representações dos a...


Bullying : efeitos de um programa de intervenção no recreio escolar

Pimenta, Eliana; Pereira, Beatriz Oliveira; Lourenço, Lélio Moura

O recreio escolar é um espaço onde as crianças passam grande parte do seu tempo, trata-se de um local que promove o seu desenvolvimento. O recreio é também um espaço propicio ao aparecimento de comportamentos agressivos que poderá levar ao bullying. O recreio deve sofrer uma intervenção com materiais lúdicos de forma a transformá-lo em um local rico em interações sociais, desenvolvendo a educação para a cidadan...


Características da relação entre violência doméstica e bullying : revisão siste...

Senra, Luciana Xavier; Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz Oliveira

O bullying envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos ou psicológicos entre colegas, visando ao prejuízo daquele percebido como frágil e indefeso. Sem motivação aparente, relaciona-se às diversas experiências familiares e comunitárias, inclusive violência doméstica (VD). A VD afeta a população mundial pela ação ou omissão prejudicial à liberdade, bem-estar e desenvolvimento individual...


Mídia e drogas: análise documental da mídia escrita brasileira sobre o tema ent...

Ronzani,Telmo Mota; Fernandes,Ameli Gabriele Batista; Gebara,Carla Ferreira de Paula; Oliveira,Samia Abreu; Scoralick,Natália Nunes

Este artigo busca analisar os conteúdos que a mídia escrita brasileira apresenta sobre drogas. Foram pesquisados artigos sobre drogas em uma revista de circulação nacional, entre 1999 e 2003, através de análise de conteúdo. Foram encontrados 481 artigos. A subcategoria "consumo" foi a mais abordada, sendo as drogas mais citadas: cocaína (21%), maconha (19%), álcool (12%) e cigarro (12%). Quanto à categoria "saú...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

A gestão educacional e o bullying : um estudo em escolas portuguesas

Lourenço, Lélio Moura; Pereira, Beatriz Oliveira

A violência escolar é preocupação por parte da sociedade e da educação, sobretudo nas últimas duas décadas. O fenômeno consiste em comportamentos agressivos nos quais estão envolvidos agressor, agredido, o grupo de colegas, a instituição com professores, funcionários e gestores, e as famílias. Na conduta violenta há uma interação direta ou indireta de um ou vários atores que agem de forma maciça ou esparsa visa...


Estratégias de rastreamento e intervenções breves para problemas relacionados a...

Ronzani,Telmo Mota; Rodrigues,Thiago Pavin; Batista,Andréia Geraldo; Lourenço,Lélio Moura; Formigoni,Maria Lucia Oliveira de Souza

Efeitos deletérios do abuso do álcool são amplamente conhecidos e descritos. A prevenção ao abuso de álcool é particularmente importante em categorias profissionais específicas, por exemplo, trabalhadores submetidos a situações de risco e estresse constantes, como bombeiros. A prevenção pode ser crucial para reduzir possíveis conseqüências do abuso de álcool nessas categorias profissionais. Neste trabalho, ilus...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Estudo comparativo das habilidades sociais de dependentes e não dependentes de ...

Aliane,Poliana Patrício; Lourenço,Lélio Moura; Ronzani,Telmo Mota

Este trabalho teve como objetivo principal avaliar e comparar diferenças nas habilidades sociais (HS) de dependentes e não dependentes de álcool. Foram pesquisados 80 sujeitos, entre dependentes e não-dependentes, usuários do SUS, e usados dois instrumentos para coleta dos dados: Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e AUDIT (Alcohol Use Disorder Identification Test). Foi realizado um estudo comparativo das H...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia