Detalhes do Documento

A gestão educacional na caracterização e na prevenção do bullying

Autor(es): Lourenço, Lélio Moura cv logo 1 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 2 ; Senra, Luciana Xavier cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25820

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Gestão educacional; Prevenção; Bullying


Descrição
O Bullying é um fenômeno comum ao ambiente escolar, que ocorre entre crianças e adolescentes envolvendo ataques físico, verbal ou psicológico, intencionais e contínuos. É protagonizado por um ou mais agressores, com objetivo de causar danos e prejuízos a alguém ou a um grupo percebidos como frágil e com características físicas, sócio-econômicas, étnicas e orientação sexual específicas, em situações em que a vítima não tem condições de se defender ou reverter a situação. A gestão do Bullying no ambiente escolar é considerada um trabalho em conjunto realizado pelos profissionais da escola, sendo professores, diretores, coordenadores pedagógicos responsáveis pela gestão no espaço escolar marcado pelo Bullying. No que concerne à escola, seus profissionais devem estar conscientes sobre essa forma de violência e serem capacitados para diagnosticar, intervir e preveni-la. O papel da escola é de fundamental importância, devendo disponibilizar espaços para que as crianças possam falar de suas emoções e sentimentos, que discutam, reflitam, disponibilizem jogos e alternativas de laser. A gestão do ambiente escolar é uma das variáveis fundamentais para a sua compreensão e dá suporte às medidas de intervenção. É fundamental que os investigadores percebam a importância dos gestores nessa realidade.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia