Autor(es):
Carvalho, Carla Joana
; Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25190
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" Um dos desafios que a sociedade atual coloca aos jovens cidadãos é que estes sejam capazes de interpretar situações ambíguas, novas e/ou conflituosas, apresentando soluções viáveis e criativas. Para tal, é fundamental que os alunos desenvolvam na Escola as suas competências de resolução de problemas. Recentemente a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) tem sido referenciada como a metodologia mais eficaz na promoção do desenvolvimento das competências de resolução de problemas. Tal resulta do facto de na ABRP o início do processo de aprendizagem ser um problema. Este, normalmente, é introduzido pelo professor aos seus alunos. Os alunos debruçam-se sobre o problema, analisam-no colocando questões sobre os factos apresentados, sobre os conceitos que desconhecem e carecem ser aprendidos, discutem hipóteses; em equipa definem o plano de ação com vista à sua resolução, e, envolvem-se ativamente na criação de soluções. Todavia, para que ocorra um verdadeiro envolvimento dos alunos na procura de soluções para o problema, aqueles deverão senti-lo como autêntico, atrativo e desafiante. Assim, se o cenário não suscitar aos alunos um ou vários problemas, aqueles não se irão empenhar ativamente na sua resolução, que é um ponto central da sua aprendizagem, pois ao resolverem o problema os alunos aprendem conhecimentos conceptuais e desenvolvem as competências de resolução de problemas. Uma vez que o cenário é um elemento essencial no processo da ABRP, por proporcionar um contexto ou situação problemática a partir do qual emerge(m) o(s) problema(s), o nosso estudo irá focar-se em três aspetos cruciais de um cenário: o seu formato, a sua complexidade e a sua estrutura. De acordo com as caraterísticas dos cenários analisados,avançaremos com a proposta de uma tipologia de cenários problemáticos.