Detalhes do Documento

Proposta de uma tipologia de cenários usados na Aprendizagem Baseada na Resoluç...

Autor(es): Carvalho, Carla Joana cv logo 1 ; Dourado, Luís Gonzaga Pereira cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25190

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" Um dos desafios que a sociedade atual coloca aos jovens cidadãos é que estes sejam capazes de interpretar situações ambíguas, novas e/ou conflituosas, apresentando soluções viáveis e criativas. Para tal, é fundamental que os alunos desenvolvam na Escola as suas competências de resolução de problemas. Recentemente a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) tem sido referenciada como a metodologia mais eficaz na promoção do desenvolvimento das competências de resolução de problemas. Tal resulta do facto de na ABRP o início do processo de aprendizagem ser um problema. Este, normalmente, é introduzido pelo professor aos seus alunos. Os alunos debruçam-se sobre o problema, analisam-no colocando questões sobre os factos apresentados, sobre os conceitos que desconhecem e carecem ser aprendidos, discutem hipóteses; em equipa definem o plano de ação com vista à sua resolução, e, envolvem-se ativamente na criação de soluções. Todavia, para que ocorra um verdadeiro envolvimento dos alunos na procura de soluções para o problema, aqueles deverão senti-lo como autêntico, atrativo e desafiante. Assim, se o cenário não suscitar aos alunos um ou vários problemas, aqueles não se irão empenhar ativamente na sua resolução, que é um ponto central da sua aprendizagem, pois ao resolverem o problema os alunos aprendem conhecimentos conceptuais e desenvolvem as competências de resolução de problemas. Uma vez que o cenário é um elemento essencial no processo da ABRP, por proporcionar um contexto ou situação problemática a partir do qual emerge(m) o(s) problema(s), o nosso estudo irá focar-se em três aspetos cruciais de um cenário: o seu formato, a sua complexidade e a sua estrutura. De acordo com as caraterísticas dos cenários analisados,avançaremos com a proposta de uma tipologia de cenários problemáticos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia