Detalhes do Documento

Currículo-sem-tempo : a (re)construção da educação de infância

Autor(es): Pestana, Tânia cv logo 1 ; Pacheco, José Augusto cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25075

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Currículo; Conhecimento; Matética; Aprendizagem; Educação de infância; Curriculum; Knowledge; Mathetics; Learning; Childhood education


Descrição
O currículo é, indubitavelmente, o mentor da aprendizagem. Produzido pelos educadores de infância, é importante que, ao contextualizá-lo, reflitam, de forma crítica e construtiva, sobre que conhecimentos, importantes ou válidos, merecem fazer parte do currículo, e se é importante dar tempo às crianças para interiorizarem as aprendizagens. Assim, o trabalho começa por apresentar uma revisão literária sobre a essência dos conceitos aludidos, passando, de seguida, para uma reflexão sobre a (re)construção do currículo ancorado na proposta de um currículo-sem-tempo, por forma a dar tempo às crianças para construírem a sua identidade, subjetividade, interesses e aprendizagens. The curriculum is definitely the learning mentor and is entirely of the responsibility of the early childhood educators. Doing its contextualizing, they should critically and constructively reflect about what knowledge, important or valid, should be in the curriculum, and if it's important to give children time to fully understand what they learn. Therefore, this article initially presents a literary review on the essence of the concepts referred above, and then a reflexion on the (re) construction of the curriculum anchored in the proposed curriculum-without-time in order to give children enough time to built their identity, subjectivity, interests and learning.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia