Detalhes do Documento

A autoscopia como estratégia : a percepção e reflexão de uma professora de Educ...

Autor(es): Galvão, Zenaide cv logo 1 ; Cunha, António Camilo cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24853

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Autoscopia; Ação pedagógica; Formação profissional


Descrição
O objetivo desse estudo foi apresentar, analisar e discutir o ato de conhecer-se-em-ação, possibilitado por gravações em vídeo, de uma professora de Educação Física que atua na cidade de São Paulo/Brasil. A metodologia, centrada na investigação ação, teve como instrumentos e procedimentos a observação e gravação das aulas em vídeo, autoscopia e entrevista semi estruturada. A professora durante e após o exercício de ver-se-em-ação reflete sobre si no momento da aula; sobre diferentes ações dos alunos; faz uma autocrítica, sempre no sentido e intenção de mudança; reflete sobre a fragilidade do olhar, sobre a percepção das pessoas que visualizam a cena e dos vários olhares possíveis para um mesmo objeto; reconhece que a ampliação desse olhar é fruto do pensamento crítico, da experiência e dos saberes, revelando ampla visão sobre a educação, sobre a Educação Física e sobre a complexidade que envolve o ato de ensinar e aprender. Os resultados evidenciaram que a autoscopia favorece e possibilita a reflexão sobre e na ação pedagógica, nesse sentido, aponta caminhos para uma formação profissional que contemple o real significado de “ser professor”.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia