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Análise da concepção de ciência de futuros professores de biologia brasileiros ...

Autor(es): Silva, Paloma R. cv logo 1 ; Araújo, Elaine S. N. Nabuco de cv logo 2 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 3 ; Caldeira, Ana Maria de Andrade cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24810

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino de biologia; Natureza da ciência; Neutralidade; Salvacionismo


Descrição
Segundo a perspectiva salvacionista, a Ciência e a Tecnologia (CT) sempre são desenvolvidas para solucionar os problemas da humanidade. Percebemos que nesta ideia está arraigada uma concepção linear de progresso, isto é, que o desenvolvimento científico promove o desenvolvimento tecnológico, que implica em desenvolvimento econômico, promovendo, portanto, desenvolvimento social (González, Lopes e Luján, 1996). Entretanto, o desenvolvimento CT não pode ser considerado livre de valores e interesses políticos e econômicos. Essa concepção equivocada, que se baseia no discurso de que a CT é desenvolvida para beneficiar as maiorias, faz com que a sociedade espere que a solução de seus problemas venha somente do desenvolvimento científico, esquecendo-se, no entanto, das dimensões históricas, sociais, econômicas e culturais. De acordo com Auler e Delizoicov (2001), a CT podem, sim, contribuir significativamente no campo técnico, no entanto, existem outras dimensões que devem ser consideradas. A neutralidade da ciência também compõe a perspectiva tradicional de ciência, e pode ser assim entendida: “(...) a neutralidade afirma que uma teoria poderia ser aplicada, em princípio, a práticas pertinentes a qualquer perspectiva de valor e não serve de modo especial aos interesses de nenhuma perspectiva de valor particular” (Lacey, 1998, p. 14). Nesta perspectiva, então, a ciência é tida como algo desconexo dos valores sociais e culturais, não tomando partido e não servindo a nenhum interesse específico. Com base nestes pressupostos, buscamos compreender neste estudo o modo como a Ciência é entendida por dois grupos de futuros professores de Biologia, sendo um formado por brasileiros e outro por portugueses, comparando as respostas dos estudantes dos dois países, buscando analisar as semelhanças e diferenças entre os grupos. Para obtenção dos dados, construímos uma escala do tipo Likert (Babbie, 1990), contendo 32 assertivas. Após a validação semântica e estatística (Cronbach, 1951), α = 0,743, o questionário foi respondido por 35 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado de São Paulo (Brasil – BR) e 49 estudantes, também do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do distrito de Braga (Portugal – PT). A análise estatística foi realizada usando software Statistical Packet for Social Sciences (SPSS). Foram analisadas as frequências das respostas, e as assertivas mais importantes foram identificadas por meio da Análise dos Componentes Principais (ACP).Os resultados apontaram para forte influência das perspectivas salvacionista e neutralista nas respostas dos estudantes de ambos os países. Em relação a assertiva Q10, 85,7% dos portugueses e 68,5% dos brasileiros concordaram com a afirmação. Entendemos que ao concordar com esta assertiva o respondente ignora que, apesar da importância, somente as técnicas de clonagem não poderão garantir a cura das doenças, uma vez que há outros fatores, como sociais, políticos e econômicos, que deverão ser considerados.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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