Sabendo-se que os debates éticos são fortemente influenciados por valores sociais e culturais presentes em cada nação, buscamos neste estudo analisar quais as possíveis dificuldades em relação a estes temas que futuros professores de Biologia brasileiros e portugueses acreditam que enfrentarão na atividade de docência, bem como o quão preparados estes estudantes se sentem para discutirem questões bioéticas em s...
Segundo a perspectiva salvacionista, a Ciência e a Tecnologia (CT) sempre são desenvolvidas para solucionar os problemas da humanidade. Percebemos que nesta ideia está arraigada uma concepção linear de progresso, isto é, que o desenvolvimento científico promove o desenvolvimento tecnológico, que implica em desenvolvimento econômico, promovendo, portanto, desenvolvimento social (González, Lopes e Luján, 1996). E...
In this paper we describe the stages of a quantitative questionnaire development that allows the investigation of conceptions about bioethical values inherent to the scientific activity. This questionnaire was statistically and semantically validated and developed according to the Likert scale. The relevance of this instrument is given by the fact that, unlike what happens in European countries, quantitative re...
Teachers’ conceptions about human evolution have been a matter of intense research by Quessada and Clément (2010) in the context of the European BIOHEAD-CITIZEN project. Having in mind the socio-cultural links between Portugal and Brazil, in the present paper we extended the BIOHEAD-CITIZEN study to Brazilian teachers and compared with the equivalent Portuguese sample. The BIOHEAD-CITIZEN questionnaire was appl...
O ensino de ciência baseado nas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) tem como um de seus objetivos formar cidadãos capazes de avaliar e tomar decisões acerca dos impactos dos avanços científicos na sociedade e no ambiente. A compreensão das relações entre CTSA possibilita uma visão de ciência como uma construção humana, portanto falível, mutável e não neutra. Neste estudo apresentamos...
La enseñanza de las ciencias basada en relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y ambiente (CTSA) tiene como uno de sus objetivos, formar ciudadanos capaces de evaluar y tomar decisiones sobre los impactos de los avances científicos en la sociedad y en el ambiente. La comprensión de las relaciones entre CTSA posibilita una visión de ciencia como construcción humana, por tanto, falible, mutable y no neutra...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |