Autor(es):
Correia, I.
; Alves, C.
; Vilaça, Teresa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24774
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Processo supervisivo; Desenvolvimento profissional; Competências supervisivas; Perfil do supervisor; Supervisory process; Professional development; Supervisory skills; Supervisor profile
Descrição
A supervisão de estudantes de enfermagem em ensino clínico implica (re)
pensar as práticas e aprofundar o processo formativo dos futuros enfermeiros,
não só na dimensão científica da profissão, mas também no desenvolvimento
de capacidades de análise crítico-reflexivas que contribuem para o seu
desenvolvimento pessoal e profissional. Esta investigação sobre o processo
supervisivo numa unidade hospitalar visou, entre outros objetivos: analisar as
caraterísticas da reflexão desenvolvida por alunos de enfermagem durante o
seu estágio no ensino clínico. Para a recolha destes dados foi utilizada a
observação participante e instrumentos de supervisão tais como diários de
sessões, semanários reflexivos, portefólios, estudos de caso, reflexões críticas
no final do estágio e grelhas de avaliação intercalar e final. Os dados recolhidos
durante o estágio clínico mostraram que os alunos de enfermagem: foram interiorizando as orientações, reajustaram comportamentos e posturas,
progrediram gradualmente no seu desempenho e na aquisição de
competências, e nas situações mais ansiogénicas o papel da supervisora foi
fundamental. Também se verificou que a relação supervisiva foi baseada num
clima afetivo-relacional positivo. Além disso, o semanário foi um instrumento
importante no relato e expressão dos factos e opiniões publicamente difíceis de
revelar. O estudo de caso foi valorizado por possibilitar uma reflexão sobre a
prática enquanto a reflexão crítica final mostrou um confronto entre a
identidade atual e as expetativas para a identidade do futuro enfermeiro. Os
resultados evidenciaram a necessidade de aprofundar a investigação sobre os
instrumentos de supervisão a utilizar no estágio em ensino clínico, para que
este se torne eficaz no desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros
enfermeiros. The supervision of nursing students in clinical internship implies the (re) thinking
of practices and a deepening of the training process for future nurses, not only in the scientific dimension of the profession but also in the development of critical-reflective analysis capacities which contribute to their personal and professional development. This research on the supervisory process in a hospital unit aims to accomplish the following aim, among others: to analyze the characteristics of nursing students' reflexions during their internship. Participant observation and supervisory tools such as daily sessions, weekly reflective diaries, portfolios, case studies, critical reflections at the end of the internship and intercalary and final evaluation grids were used for data collection. Data
collected during the clinical internship of nursing students showed that: they
were internalizing the guidelines, readjusting behaviours and attitudes, gradually they were progressing in their performance and skill acquisition and in anxiogenic situations the supervisor's role was considered essential. Also, the supervisory relationship was based on a positive relational and cultural climate.
In addition, the weekly diary was an important tool in the narration and expression of the facts and opinions publicly difficult to reveal. The case study was valuable because it allowed for a reflection on practice while the final critical reflection showed a confrontation between the present and the expectations of the future identity of the nurse. These results highlighted the need for further research on supervisory tools to use in clinical internship in order for it to become effective in the personal and professional development of future nurses.