Detalhes do Documento

Intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada

Autor(es): Fernandes, José António cv logo 1 ; Correia, Paulo Ferreira cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24773

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Probabilidade condicionada; Independência; Intuições de alunos do 9º ano


Descrição
Nesta investigação estudam-se as intuições de alunos nos conteúdos de probabilidade condicionada e independência, considerando as respostas dos alunos (corretas e erradas), as justificações por eles apresentadas e relações entre o desempenho na disciplina de Matemática e as respostas. Participaram no estudo 310 alunos do 9º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabilidade condicionada, independência e probabilidade geral. Em termos de resultados, salienta-se que mais de metade dos alunos apresentou respostas corretas em mais de dois terços dos itens, uma considerável menor percentagem de alunos apresentaram justificações adequadas às respostas corretas e, em geral, o aumento da percentagem de respostas corretas com o desempenho em Matemática.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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