Autor(es):
Refosco, Ereany
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24689
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ciclo de vida do produto de moda; Indústria têxtil; Matéria-prima; Moda; Sustentabilidade; Life cycle of the fashion product; Textile industry; Raw materials; Fashion; Sustainability
Descrição
Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de especialização em Têxteis de Moda) A moda entronca numa complexa conjugação de campos de conhecimento e criatividade
e, ao mesmo tempo, está ancorada a pilares da antropologia, sociologia, economia,
comunicação, arquitetura e artes. Gilles Lipovestky (1989), sociólogo francês, refere que o
homem muda o mundo e os movimentos de moda são imperativos em tais transformações. O
consumidor, o fabricante e o designer atuam com papéis importantíssimos durante o ciclo de
vida do produto e na conservação do ambiente. Cada produto consumido, se não for fabricado
através de um processo ecologicamente correto, poderá deixar marcas irreparáveis no meio.
A indústria têxtil transforma fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em peças de
vestuário, cama, mesa e banho e ainda têxteis técnicos para diversas aplicações. Ao analisarmos
as indústrias por ramos de actuação, é evidente que a indústria têxtil, seguida por toda a cadeia
do vestuário, não tem desenvolvido, proporcionalmente à sua expansão no mundo inteiro, a
preocupação com os materiais e processos utilizados, causando assim, graves consequências
como o lixo têxtil e a quantidade exorbitante de resíduos provenientes do processo produtivo.
No momento presente, de enorme convulsão política e económica global, os governos de
todo o mundo precisam compreender o impacto da produção dos têxteis no ambiente e
acompanhar com o adequado enquadramento legislativo para o aumento da consciencialização
já manifestado por muitos sectores da população. Além disso, se faz necessária uma mudança
de procedimentos com o intuito de propôr inovações tecnológicas sustentáveis imbuídas de um
novo paradigma para a produção e uso de materiais têxteis.
Pela moda transcorrem conceitos tais como a ideia de ser apenas um meio para
exteriorizar a criatividade de algum criador, de existir para satisfazer uma necessidade primária
do ser humano ou mesmo de ser reconhecida pelo rótulo de efémera. A moda responde aos
anseios do mundo em que estamos inseridos e por isso impõe-se para redefinir o seu
posicionamento perante os desafios futuros. É preciso readequar processos e matérias-primas
para priorizar os ciclos de vida dos produtos de maneira que esses factores não sejam mais
esferas separadas, onde cada qual produz ou faz uso de determinado produto sem lhe associar
a preocupação com a sustentabilidade ambiental. Espera-se que haja uma preocupação
constante, plenamente consciente em aderir às alternativas mais compatíveis com um futuro
mais exigente. Com ampla consciência de que a massa de consumidores é muitas vezes guiada para o
objecto do seu consumo, deve ser feito pelo governo e outros poderes, bem como por todos os
agentes envolvidos na concepção, desenvolvimento, produção e distribuição dos produtos, um
trabalho de promoção e acção sobre os valores e desafios da sustentabilidade. O estudo do
ciclo de vida dos produtos têxteis é uma ferramenta para a sustentabilidade da moda e um bom
exemplo da prossecução dessa política que vai gradualmente conduzindo à emergência de
conceitos de design e moda mais lentos e mais duráveis e por isso mais capazes de constituir
uma resposta aos problemas que o consumo desenfreado de produtos de baixa qualidade pode
trazer ao equilíbrio do planeta. Nesse caminho surgem também novos movimentos de moda que
estão atraindo um número cada vez maior de consumidores que lutam por uma sociedade mais
saudável e por um ambiente em sua totalidade - natureza, cultura e sociedade – capazes de
propiciar maior qualidade de vida a todos.
Com o surgimento de estudos, abordagens e definições sobre a sustentabilidade na
moda, é clara a necessidade de alternativas e perspectivas para o melhoramento dos sistemas
sustentáveis na cadeia têxtil através de dados que permitam uma avaliação integrada e sistêmica
de inputs e outputs, nomeadamente através de uma análise dos problemas ao nível da produção
de resíduos e da sua minimização, bem como o que tange o ciclo de vida do produto de moda.
Apresentam-se algumas soluções inovadoras como contributo para o ciclo de vida do produto de
moda de forma a atingir os objectivos do desenvolvimento sustentável na indústria têxtil na
perspectiva da selecção das melhores práticas disponíveis, matérias-primas e design dos
produtos.
Os objectivos a serem explorados neste estudo estão relacionados com as possibilidades
oferecidas às indústrias têxteis no sentido de uma eficiente evolução dos seus sistemas rumo ao
prolongamento do ciclo de vida do produto de moda e à sustentabilidade, como contributo
determinante do conceito de moda sustentável. Ao mesmo tempo, propõe-se uma abordagem à
classificação dos produtos têxteis com recurso à análise do seu ciclo de vida e ênfase em
parâmetros tidos como especialmente impactantes, como as matérias-primas, os processos de
transformação, os resíduos gerados, os circuitos de comercialização e a durabilidade. Fashion assembles a complex combination of knowledge and creativity fields and at the
same time it anchors in pillars of anthropology, sociology, economics, communication,
architecture and arts. Lipovestky Gilles (1989), french sociologist, said that the man changes the
world and the fashion movements are imperative in these transformations. The consumer, the
manufacturer and the designer have important roles during the product lifecycle and in the
environment conservation. Each consumable product, when made using unsustainable
productive processes and resources, might leave irreparable marks in the environment.
The textile industry transforms fibers into yarns, yarns into fabrics and fabrics into
garments and home products and also into technical textiles with diverse applications. By
analysing the industries by branches of activity, it is clear that textile industry, together with the
whole chain of clothing related activities, has not developed proportionally to its worldwide
expansion the concerns about the materials and processes, causing serious consequences as
textile garbage and the exorbitant quantity of textile wastes from the production process.
In a moment of enormous political and economical global convulsion, governments
around the world must understand the impact of textile production towards the environment, with
appropriate legislative guidelines to increase the awareness which is already expressed by many
sectors of the population. Moreover, it is necessary to change procedures in order to propose
technological and sustainable innovations imbued with a new paradigm for the production and
use of textiles.
Through fashion, concepts elapse such as the idea of being just a mean to externalize
some creativity, to satisfy the primary need of human being or even to be recognized by
ephemeral label. Fashion responds to desires of the world in which we are inserted and that is
the reason why it is mandatory to reset fashion status in relation to the challenges ahead. We
must readjust processes and raw materials to give high priority to the life cycle of products so
that these factors are no longer separate spheres where each one produces or makes use of a
determinant product without any concern about the environmental sustainability. It is expected
that there is a fully aware constant concern in order to adhere to more compatible alternatives
with a more demanding future.
Being aware that the mass of consumers is often guided to the object of consumption,
for those involved in the design, development, production and distribution of products, a job promotion and action on the values and challenges of sustainability should be done by
government and other powers. The study of the lifecycle of textile products is a tool to sustainable
fashion and a good example of this policy pursuit that will continue and may gradually lead to the
emergence of concepts of design and fashion that are slower and more durable and therefore
more able to be an answer to the problems that the unbridled consumption of low quality
products can bring to the balance of the planet. This way, new fashion movements will emerge,
attracting an increasing number of consumers who strive for a healthier society and for an
environment in its totality - nature, culture and society - capable of providing higher quality of life
for everybody.
With new studies, approaches and definitions of what sustainability means in the fashion
industry, there is a clear need to create alternative strategies to improve the sustainable process
within the textile chain. This must be achieved through detailed data evaluation that allows all
inputs and outputs to be adequatly assessed such as investigations on waste production and how
it can be minimized and factors that influence the lifecycle of a certain product. Some innovative
solutions are presented to help implement more sustainable practices across all fields of textile
industry and improve the products lifecycle, particularly by selecting the most adequate
techniques, raw materials and design available.
The main goal of this study is to explore new possibilities for the textile industry to evolve
in a way that benefits and extends the lifecycle of all products and ensures that this is achieved in
accordance with greater sustainability values. In addition, it includes a discussion on the
categorization of all products based on factors such as their lifecycle and other relevant aspects
such as raw materials, transformation processes, waste generation, commercialization circuits
and durability.