Detalhes do Documento

Educação física na Europa e no Brasil : um sentido comum que mostra uma identid...

Autor(es): Cunha, António Camilo cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24552

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação física; Abordagem ontológica; Abordagem epistemológica; Analise comparativa; Europa; Brasil; Physical education; Ontological approach; Epistemological approach


Descrição
Apoiando-se nas várias concepções/tendências de Educação Física em duas regiões geográficas diferentes – Europa e Brasil – o autor tenta mostrar que existem concepções idênticas e diferentes de olhar o ato pedagógico da Educação Física em contextos formais, informais e não formais. Quanto ao sentido do idêntico, far-se-á um elogio à ideia de “um comum” que estrutura uma identidade global e, por isso, universal. Esse fato parece evidenciar que existe um caminho (eixo) ontológico/ metafísico comum que trespassa e diz o que é a Educação Física. Essa constatação está acima das diversidades (e convicções) sociais, curriculares, linguísticas, políticas, ideológicas e geográficas. Relying on various concepts / tendencies of Physical Education in two different geographic regions – Europe and Brazil – the author tries to show that there are similar and different conceptions of looking at the act of teaching Physical Education in formal, informal and non-formal contexts. Through the sense of identical it will be done a compliment to the idea of “a common”, that organizes a global identity and therefore universal. This fact seems to evidence that there is a common ontological/ metaphysical way (axis) that pierces and tells what Physical Education is. This conception is above social, curricular, linguistic, political, ideological and geographical diversities (and convictions).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia