Author(s):
Macedo, Ana Paula
; Petronilho, Fernando
; João, Cainé
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/23705
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Sistemas de Informação; Desenho Curricular; Estudantes em Contexto Clínico
Description
Num mundo global atual é crescente a importância atribuída à produção de informação, bem como o seu acesso em tempo útil. Não sendo exceção, no âmbito das decisões em matéria de saúde, quer no domínio da gestão e prática dos cuidados, quer no domínio da investigação, assiste-se em Portugal, nas últimas décadas, a uma mudança substantiva nos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) e, em particular, nos Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE), ao nível da estrutura, do conteúdo e do suporte. A consciência por parte dos supervisores (professores e enfermeiros) da necessidade de uma apreciação dos SIE no contexto clínico tem possibilitado a utilização de estratégias com bastante interesse em termos de estimulação da reflexão sobre as experiências do cuidar dos estudantes e com enorme potencial em termos de inovação e desenvolvimento curricular. Para além de permitirem o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem potencialmente mais participativos, favorecendo uma maior estimulação dos estudantes na utilização do pensamento crítico e tomada de decisão sobre o objeto e o processo da aprendizagem, remetem para os supervisores um papel de importância vital na gestão deste processo e no apoio efetivo ao desenvolvimento individual e colaborativo. Embora no contexto escolar os estudantes trabalhem os SIE, servindo de pretexto para a problematização das práticas, promotores da sua aprendizagem, quando transferidos para o contexto clínico, nem sempre é fácil a conjugação do enriquecimento das experiências de cuidados de Enfermagem com o desenvolvimento da autonomia profissional, deparando-se, muitas vezes, com barreiras à reflexão na ação e sobre a ação. É neste enquadramento que implica, entre outras, a reflexão sobre o impacto da reformulação e implementação dos SIE em Portugal no desenvolvimento da prática profissional dos enfermeiros, concretamente, na educação e formação em enfermagem. Nesta comunicação, apresentaremos a relevância que tem constituído a introdução deste tema no desenho curricular do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE-UM) como suporte à tomada de decisão dos estudantes, em contexto clínico. São assim definidos os seguintes objetivos: i) enquadrar a temática dos SIE no desenho curricular do curso ii) proporcionar uma reflexão crítica sobre o contributo dos SIE no desenho curricular do curso, no processo educativo e no contexto da ação.