Autor(es):
Soares, Delfina de Sá
; Amaral, Luís
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/2337
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Planeamento de sistemas de informação; Sistemas de informação
Descrição
O papel crucial que a informação desempenha na sociedade actual, os grandes investimentos efectuados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o impacto crescente dos Sistemas de Informação (SI) no funcionamento e nas capacidades competitivas das organizações justificam e realçam a necessidade de realizar, convenientemente, a actividade de Planeamento de Sistemas de Informação (PSI).
Com o intuito de obter auxílio para a condução desta actividade, deve recorrer-se à adopção e à utilização de métodos desenvolvidos para esse fim. Apesar da diversidade de métodos existentes e dos benefícios que podem ser obtidos pela sua aplicação, o PSI continua hoje a ser uma actividade problemática devido às dificuldades associadas à selecção, adaptação e utilização desses métodos. Embora seja notória a realização de esforços na tentativa de colmatar esses problemas, quer pela melhoria dos métodos existentes, quer pela apresentação de novos métodos,
quer ainda pela reformulação do processo da sua escolha, grande parte dos métodos propostos e descritos na literatura têm vindo a revelar-se pouco flexíveis e difíceis de adaptar às características particulares de cada organização.
Esta última constatação justificou a realização do presente trabalho. Neste sentido, considerou-se que seria aconselhável conhecer as circunstâncias em que decorrerá a actividade de PSI, defendendo-se que tal conhecimento pode ser obtido através da identificação de um conjunto de variáveis que permita caracterizar essas circunstâncias.
Da reflexão efectuada derivou-se um conjunto de variáveis que condicionam a estratégia de execução a adoptar para
a realização da actividade de PSI, que foram agrupadas e organizadas num esquema classificativo. Este esquema reúne todas as variáveis propostas e classifica-as, em função da sua proveniência, em quatro categorias distintas, designadas por contexto ambiental, contexto organizacional, contexto da função SI/TI e contexto do processo de
PSI.