Document details

Testemunhos de género, mulheres no ensino superior

Author(s): Cruz, Judite Zamith cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/23251

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Que percursos de formação me foram importantes ou decisivos? Essa foi a única "instrução" para a criação de narrativa escrita. Pessoas que narrem e reflitam nas suas raízes poderão ir mais adiante? Talvez sejam os primeiros anos, o horizonte para eixos de vida com sentido (Perec, 1975). Quando «não sei como chamar a esta história» (Duras, 1994), terá ela significado? Doze professoras universitárias participaram com relatos escritos para o curso em Histórias de Vida mas, na investigação por amostragem intencional e variacional - Grounded Theory, a amostragem é de categorias (não de pessoas), maximizando a descoberta de diferenças, a nível dimensional ou a nível de categorias opostas (Strauss Corbin, 1990). O primeiro objectivo da presente investigação da linguagem em contexto é procurar "regularidades" nas vidas das docentes, por análise estrutural de categorias/códigos do discurso, texto ou narrativa. A reconfiguração de textos por Grounded Theroy (investigação), é constrastante com o Método de Histórias de Vida (formação), dirigido à compreensão do significado de textos, ações e interações (Tesh, 1990). Tivemos a intenção de estabelecer nexos entre conhecimentos metodológicos e domínios teóricos da psicologia interpessoal e memória social no feminino. Partilhamos o que no século passado aprendemos, nem sempre "bem" e precisamos de desaprender.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU