Autor(es):
Pacheco, José Augusto
; Morgado, José Carlos
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23186
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Baseando-nos nas ideias de Marilena Chaúi (2006), que aborda a noção de cultura política como condição para a existência de uma política cultural, bem como nas de Hannah Arendt (2006), focando a relação entre passado e futuro, e de José Gil (2009), explorando o conceito de identidade, entendemos a Polis no seu sentido mais lato de pertença do sujeito à Nação e aos seus sistemas de educação e formação. Este texto serve, também, para relatar a génese de uma disciplina como espaço curricular em Timor-Leste, sendo apresentados não só os motivos políticos e culturais que a legitimam, bem como os elementos para a sua organização em meio escolar. Suivant les idées de Marilena Chaui (2006), qui aborde la notion de culture politique comme condition pour l’existence d’une citoyenneté culturelle, celles de Hannah Arendt (2006), notamment la relation entre passé et futur, et de José Gil (2009), qui explore le concept d'identité, nous envisageons la Polis dans un sens plus vaste d’appartenance du sujet à la Nation et à ses systèmes d’éducation et de formation. Ce texte sert, aussi, à raconteur la genèse d’une discipline en tant qu’espace curriculaire à Timor-Leste, en présentant les raisons politiques et culturelles qui la légitiment, aussi bien que les éléments nécessaires à son organisation en moyen scolaire.