Detalhes do Documento

A polis como nação : a génese de uma disciplina : educação cívica, cidadania e...

Autor(es): Pacheco, José Augusto cv logo 1 ; Morgado, José Carlos cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23186

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Baseando-nos nas ideias de Marilena Chaúi (2006), que aborda a noção de cultura política como condição para a existência de uma política cultural, bem como nas de Hannah Arendt (2006), focando a relação entre passado e futuro, e de José Gil (2009), explorando o conceito de identidade, entendemos a Polis no seu sentido mais lato de pertença do sujeito à Nação e aos seus sistemas de educação e formação. Este texto serve, também, para relatar a génese de uma disciplina como espaço curricular em Timor-Leste, sendo apresentados não só os motivos políticos e culturais que a legitimam, bem como os elementos para a sua organização em meio escolar. Suivant les idées de Marilena Chaui (2006), qui aborde la notion de culture politique comme condition pour l’existence d’une citoyenneté culturelle, celles de Hannah Arendt (2006), notamment la relation entre passé et futur, et de José Gil (2009), qui explore le concept d'identité, nous envisageons la Polis dans un sens plus vaste d’appartenance du sujet à la Nation et à ses systèmes d’éducation et de formation. Ce texte sert, aussi, à raconteur la genèse d’une discipline en tant qu’espace curriculaire à Timor-Leste, en présentant les raisons politiques et culturelles qui la légitiment, aussi bien que les éléments nécessaires à son organisation en moyen scolaire.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia