Autor(es):
Barros, Patrícia Torres de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/22888
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Supervisão Pedagógica) O presente trabalho insere-se no contexto da supervisão pedagógica, incidindo na
reflexão sobre inovações educativas, nas quais a supervisão e a investigação-ação estão ao
serviço da melhoria das práticas, do desenvolvimento profissional do professor e da
aprendizagem dos alunos. Neste sentido, envolveu o estudo de dois projetos de inovação
educacional que recorrem à investigação-ação como estratégia de intervenção e mudança e
dispõem de apoio supervisivo no seu desenvolvimento, o Projeto “Línguas e Educação: construir
e partilhar a formação” (através de um dos seus subgrupos de trabalho) e o Projeto “Um
Percurso Alternativo para o Sucesso”.
Os objetivos de investigação foram os seguintes: (i) compreender de que modo os
projetos estudados contribuem, através da metodologia da investigação-ação, para o
desenvolvimento de competências investigativas e de análise reflexiva (crítica) da praxis por parte
dos atores envolvidos e (ii) analisar o papel do supervisor enquanto facilitador (crítico) da
aprendizagem dos professores no contexto dos projetos estudados. Assim, ao longo deste
trabalho, caracterizamos os processos de formação/construção de conhecimento dos
professores no âmbito destes projetos e evidenciamos as características da investigação-ação e
da supervisão em cada um dos contextos.
No que se refere à abordagem metodológica, este estudo encontra-se ancorado no
paradigma qualitativo, constituindo-se num estudo de caso com objetivos avaliativos e
interpretativos, de desenho emergente e de inspiração etnográfica. Os dados, oriundos de fontes
diversificadas, foram recolhidos em contexto natural, com recurso a múltiplos instrumentos que
possibilitaram o acesso aos “olhares” distintos sobre o objeto de estudo. No processo de análise
dos dados recolhidos, optamos pela análise de conteúdo para a sua organização e interpretação.
Os resultados deste estudo revelam que, nos casos estudados, o desenvolvimento de
projetos de investigação-ação possibilitou que os professores participassem colegialmente em
processos de reflexão na ação e sobre a ação, resultando numa melhor compreensão de si
próprios enquanto professores e na melhoria da sua prática educativa. Nesta perspetiva,
podemos afirmar que o desenvolvimento da investigação-ação teve um impacto significativo na
(re)construção colaborativa de conhecimentos relacionados com a prática educativa e com o processo investigativo, assim como favoreceu o desenvolvimento de uma supervisão de cariz
colaborativo. A supervisão foi objeto de (re)definições progressivas, assumindo uma configuração
diferenciada em cada caso, variando em relação ao maior ou menor grau de estruturação, de
acordo com as características de cada contexto, num enquadramento marcado, sobretudo, pela
horizontalidade de funções e responsabilidades.
Em suma, o estudo evidencia que a investigação-ação de natureza prática e crítica
coaduna-se com modalidades de supervisão do desenvolvimento profissional e da pedagogia
mais horizontais e colaborativas, caracterizadas pela negociação de papéis e decisões e com
finalidades transformadora e emancipatória. The present study was developed in the context of pedagogical supervision, focusing on
reflection on educational innovations, in which supervision and action research are at the service
of improved practices, teacher professional development, and student learning. In this sense, the
study involved two projects of educational innovation that use action research as a strategy of
intervention and change and have supervision support in their development: the Project
"Language and Education: constructing and sharing teacher/ learner development processes"
(through of one of its subgroups) and the Project "An Alternative Path to Success".
The research objectives were: (i) to understand how the projects contribute, through the
action research methodology, to develop investigative skills and reflective analysis (critique) of
praxis by the actors involved and (ii) to analyze the role of the supervisor as a (critical) facilitator
of teacher learning in the context of the projects studied. Thus, throughout this report, we
characterize the processes of construction of teachers' knowledge in these projects and we
evidence the characteristics of action research and supervision in each context.
As regards the methodological approach, the study is anchored in the qualitative
paradigm. It is a case study with evaluative and interpretative aims, with an emergent design and
ethnographic inspiration. The data were collected from different sources, in a natural context,
using multiple instruments that allowed access to distinct perspectives on the object of study. In
the process of analyzing the data collected, we chose content analysis for its organization and
interpretation.
The results of this study show that, in the cases studied, the development of action
research projects allowed teachers to participate in collaborative processes of reflection in action
and on action, resulting in a better understanding of themselves as teachers and improving their
educational practice. In this perspective, the development of action research has had a
significant impact on (re)building collaborative knowledge related to educational practice and the
investigative process, and favored the development of collaborative supervision. The supervision
was object of progressive (re)definitions, assuming different configurations in each case, varying
in relation to a greater or lesser degree of structure, according to the characteristics of each
context, but mainly with horizontal functions and responsibilities. Overall, the study highlights that practical and critical action research is in line with more
horizontal and collaborative supervisory modes of professional development and pedagogy,
characterized by the negotiation of roles and decisions and transformative and emancipatory
purposes.