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Velocidade de processamento da informação na definição e avaliação da inteligência

Autor(es): Ribeiro, Iolanda da Silva cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/22649

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Intelligence; Short-term memory; Information processing; Inteligência; Memória a curto prazo; Processamento de informação


Descrição
A relação entre os tempos de reação em tarefas simples e complexas, ou os tempos de inspeção, e os resultados em testes de inteligência tem sido analisada ao longo dos tempos. Neste artigo descrevem-se os procedimentos usados na avaliação dos tempos de reação e tempos de inspeção, apresentam-se os coefi cientes de correlação que tais tarefas mantêm com os testes de inteligência, assim como algumas das explicações avançadas pelos autores para os dados obtidos. Mesmo que os índices de correlação oscilem em função da natureza das tarefas, e sobretudo do grau de homogeneidade ou heterogeneidade das amostras avaliadas, os estudos apontam, de uma forma sistemática, para correlações negativas e estatisticamente signifi cativas. No entanto, o grande desafi o para esta linha de investigação continua a ser a construção e testagem de uma teoria psicológica explicativa dos coefi cientes obtidos. The relationship between the reaction time in simple or complex tasks, or the inspection time, and the results in intelligence tests has been analysed over time. In this article, the procedures used in the assessment of both reaction and inspection time are described. Correlation coeffi cients that such tasks hold with intelligence tests are also presented, as well as some explanations given by the authors. Even though the correlation indexes vary according to the nature of the tasks, and namely with the degree of subjects homogeneity or heterogeneity in the samples, studies systematically point to negative and statistically signifi cant correlations. Nevertheless, the most important challenge in this research fi eld is to develop and to test a psychological theory that explains the correlations found.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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