Document details

Jogar com conteúdos matemáticos

Author(s): Mendes, Filipa cv logo 1 ; Mamede, Ema cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/22153

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Jogo; Aprender matemática


Description
Os níveis de literacia matemática, nos estudantes portugueses, têm vindo a ser uma preocupação para aqueles que observam os resultados insatisfatórios nas provas nacionais. O crescente menosprezo dos alunos face à matemática conduz a que os profissionais de educação repensem nas suas práticas. A presente investigação surge pelas inquietações de uma das investigadoras ao constatar no terreno a desmotivação dos seus alunos relativamente à aprendizagem da matemática. No âmbito de um estágio curricular de mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação de caráter exploratório na tentativa de compreender os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos matemáticos. A investigação, de natureza essencialmente qualitativa, desenvolveu-se ao longo de 15 semanas com apresentação de propostas lúdicas em 6 sessões, numa sala do 2ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, com um total de 26 alunos. Esta investigação teve também uma natureza quantitativa sustentada num questionário e em fichas de avaliação. Os resultados obtidos sugerem dois aspetos essências, um que se prende com a motivação para a aprendizagem da matemática e um outro sobre os efeitos práticos do jogo na aprendizagem, por parte das crianças, dos conhecimentos matemáticos.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU