Detalhes do Documento

A educação física no ensino secundário : estudo das representações e atitudes d...

Autor(es): Lopes, Rosa cv logo 1 ; Cunha, António Camilo cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21287

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação física; Aluno; Atitudes; Percepções; Currículo


Descrição
Actualmente, a Educação e a Educação Física (EF) atravessam profundas alterações, implicando adaptações e/ou modificações em muitos aspectos. A Educação Física escolar reconhece, no seu seio, problemas relacionados quer com a identidade, quer com a sua incapacidade de se ajustar a tendências contemporâneas. Esta incapacidade, posta em evidência em alguns estudos, manifesta-se pela observação de inúmeros alunos que percepcionam a Educação Física e os seus currículos como algo irrelevante, monótono e insuficientemente estimulante. Nas últimas décadas, tem havido um crescente interesse no estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física, que têm como finalidade fornecer informações relevantes para os professores. O presente estudo pretende identificar as atitudes dos alunos do Ensino Secundário face à Educação Física e aos currículos estabelecidos para a disciplina. A amostra é constituída por 259 jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, pertencentes aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade de uma Escola Secundária da Póvoa de Varzim. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário desenvolvido por Tannehill et al. (1994), que foi adaptado e validado por Brandão (2002). Os procedimentos estatísticos usados foram: análise factorial; teste t; Anova; teste do Quiquadrado e correlação de Pearson. O programa estatístico utilizado foi o SPSS versão12.0. Os principais resultados e conclusões obtidos neste estudo foram os seguintes: (1) os alunos manifestaram uma disposição favorável para com a EF; (2) a diversão nas aulas e as actividades diversificadas são os mais importantes factores de agradabilidade; (3) os alunos mostraram uma atitude desfavorável para com o escasso tempo de aula; (4) os conteúdos curriculares foram identificados pelos alunos como os factores mais determinantes de experiências positivas e negativas, nas aulas de EF; (5) os alunos consideraram a EF escolar importante na sua formação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia