Document details

Percursos de excelência escolar na escola pública : novos sentidos para a merit...

Author(s): Torres, Leonor Lima cv logo 1 ; Palhares, José Augusto cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/21014

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Excelência escolar; Cultura de escola; Liderança escolar; Contextos de educação não formal; School excellence; School culture; School leadership; Contexts of non-formal education


Description
Comunicação integrada no Grupo de Trabalho Temático coordenado pelos autores - Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema escolar português Partindo da necessidade de compreender o processo de construção da excelência académica na escola pública, a nossa comunicação elege como principais objetivos o estudo dos percursos escolares e não-escolares dos alunos que integraram um quadro de excelência de uma escola secundária do norte do país e a sua eventual relação com as dinâmicas de distinção académica inscritas no projeto político-pedagógico dessa instituição. Inscrevemos a nossa abordagem no plano de discussão das atuais políticas da democratização da escola pública, procurando problematizar os sentidos que a noção de mérito atualmente recobre, seja por referência às políticas macroestruturais, seja em relação ao entendimento que a instituição dela faz no seu quotidiano educativo, seja a sua interiorização pelos alunos que a corporizaram nos seus percursos escolares. Mobilizaremos, para o efeito, dados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação em curso, de natureza intensiva (estudo de caso), provenientes da administração de um inquérito por questionário (n=250), da análise dos processos biográficos dos alunos e de outros documentos estratégicos da escola investigada e da realização de entrevistas a alunos e a professores. Dos resultados já obtidos no âmbito deste projeto e que pretendemos agora aprofundar no decurso desta comunicação, destacamos: i) o número crescente de alunos distinguidos no quadro de excelência observado nos últimos anos; ii) a existência de cerca de 40% de alunos oriundos de famílias cuja escolaridade máxima se situa até ao 9º ano e cujas profissões dos progenitores se encontram no nível intermédio e na base da estrutura social; iii) uma fraca participação destes estudantes na vida organizacional e cultural da escola; iv) um envolvimento diversificado em práticas educativas não-escolares fora da escola; v) um reconhecimento por parte destes alunos do papel da escola e dos professores na obtenção de elevados níveis de desempenho académico; vi) uma cultura de liderança escolar promotora da qualidade e do mérito; vii) a constatação da não concretização de algumas expectativas de ingresso no curso superior desejado. Por fim, recentraremos o nosso debate na tensão enquadradora deste grupo de trabalho (mais escola, melhor escola), procurando dilucidar as dimensões sociológicas e epistemológicas que subjazem ao retorno da noção de mérito no atual panorama educativo. The main subject of this paper is the study of the student´s tracking on non-school and school education, who were distinguished in an excellence board at a northern secondary school in Portugal and his probable relationship with the dynamics of academic distinction present in that institution’s political and pedagogical project. We’ll mobilize gathered data referred to a research project in progress, of intensive nature (case study), based on a survey (n=250), the analysis of student’s biographical processes and other strategic documents of the school under research. From the recently obtained data referred to this project we selected the following conclusions: i) the rising number of distinguished students in the excellence board; ii) 40% of students from families with a school degree under 10th grade and which professions are from medium level of the social structure; iii) a weak involvement of these students in the organizational and cultural daily of the school; iv) an diversified involvement in educative practices out-of-school; v) a recognition by these students of the teacher’s and school’s role by obtaining high levels of academic performance; vi) a school leadership culture which promotes quality and merit; vii) the insuccess of entering the desired graduate course.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU