Document details

Aprendizagem baseada na resolução de problemas : efeitos de uma ação de formaçã...

Author(s): Morgado, Sofia cv logo 1 ; Leite, Laurinda cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20968

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação em ciências; Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Formação contínua de professores; Professores de ciências; Professores de geografia


Description
O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma abordagem didática que exige uma mudança radical no papel do professor, designadamente de Ciências. A sua implementação requer formação formal, ao nível da formação inicial e/ou contínua de professores. Neste trabalho apresenta-se efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia com vista à implementação do ensino orientado para a ABRP, nas conceções desses professores sobre ABRP e nas suas perspetivas sobre a viabilidade da metodologia. Os resultados sugerem que as conceções dos professores, sobre ABRP, evoluíram e que os mesmos passaram a considerar o ensino orientado para a ABRP mais viável. Contudo, parece necessário apoiá-los na implementação deste tipo de ensino em sala de aula, satisfazendo as necessidades que alguns deles explicitaram.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU