Detalhes do Documento

Aprendizagem baseada na resolução de problemas : efeitos de uma ação de formaçã...

Autor(es): Morgado, Sofia cv logo 1 ; Leite, Laurinda cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20968

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação em ciências; Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Formação contínua de professores; Professores de ciências; Professores de geografia


Descrição
O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma abordagem didática que exige uma mudança radical no papel do professor, designadamente de Ciências. A sua implementação requer formação formal, ao nível da formação inicial e/ou contínua de professores. Neste trabalho apresenta-se efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia com vista à implementação do ensino orientado para a ABRP, nas conceções desses professores sobre ABRP e nas suas perspetivas sobre a viabilidade da metodologia. Os resultados sugerem que as conceções dos professores, sobre ABRP, evoluíram e que os mesmos passaram a considerar o ensino orientado para a ABRP mais viável. Contudo, parece necessário apoiá-los na implementação deste tipo de ensino em sala de aula, satisfazendo as necessidades que alguns deles explicitaram.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia