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Comparação de probabilidades condicionadas no contexto de extração de bolas de ...

Autor(es): Correia, Paulo Ferreira cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20699

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Probabilidade condicionada; Independência; Alunos do 9º ano; Conditional probability; Independence; 9th grade pupils


Descrição
Neste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de probabilidade condicionada e independência de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos do 9º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas explorada aquela que envolve a comparação de probabilidades na extração sucessiva, com e sem reposição, de duas bolas de dois sacos com quantidades proporcionais de bolas brancas e pretas. Em termos de resultados, salienta-se que as resoluções dos alunos revelam que estes possuem ideias intuitivas sobre os conceitos de probabilidade condicionada e independência no contexto estudado. This paper aims at describing some results of a study about intuitive ideas of conditional probability and independence of pupils attending the 9th grade. In the study participated 310 pupils of the 9th grade, who answered a questionnaire with several tasks on conditional probability and independence. In this paper we explore just one task that involves probability comparisons at drawing two balls, one after other, with and without replacement, from two bags with proportional amounts of white and black balls. In general, the results show that students have intuitive ideas about the concepts of conditional probability and independence in the context studied.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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