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Tradição e identidade de género em Angola : ser mulher no mundo rural

Autor(es): Silva, Eugénio Alves da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20538

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Identidade de género; Diferenciação sexual; Tradição; Rituais iniciáticos; Hegemonia cultural; Prisão psíquica; Socialização identitária; Submissão feminina; Gender equality; Sexual differentiation; Tradition; Initiation rituals; Cultural hegemony; Psychic prison; Identity socialization; Female submissiveness


Descrição
No meio rural angolano predomina uma cultura tradicional com as suas práticas socializadoras tendentes à preservação da identidade. A socialização das crianças, em particular a das meninas, faz-se no contexto da tradição, apoiada em ritos iniciáticos e fundada na discriminação da mulher cujo destino fica traçado: ser dona de casa, esposa e mãe, cuja vida se sujeita às lógicas de dominação masculina. Com este texto, pretende-se problematizar a infl uência da tradição cultural na socialização comunitária no meio rural angolano onde prevalece o preconceito da superioridade masculina o qual condiciona a construção social do género, compreendida a partir das noções de “habitus” de Bourdieu, “hegemonia cultural” de Gramsci e “prisão psíquica” de Morgan. Neste contexto, a função social da mulher angolana rural restringe-se ao universo doméstico, sendo-lhe, portanto, negada a assunção da cidadania comunitária em condições de igualdade de direitos. In the rural Angolan context predominates a traditional culture, with their socializing practices for the preservation of identity. The socialization of children, particularly girls, is made in the context of tradition, supported by initiation rites and based on discrimination of women whose fate is mapped out: to be a housewife, wife and mother whose life is subject to the logic of male domination. With this paper we intend to discuss the infl uence of cultural tradition in the socialization in the Angolan rural community where there is the prejudice of male superiority which aff ects the social construction of gender, understood from the notions of “habitus” of Bourdieu, “cultural hegemony” of Gramsci, and “psychic prison” of Morgan. In this context, the function of rural Angolan women is confi ned to the household world, and it therefore denied the assumption of a community citizenship under conditions of equal rights.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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