Document details

Avaliação da aprendizagem : confiamos no feedback dos alunos?

Author(s): Hattum-Janssen, Natascha van cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20528

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Feedback; Assessment; Aprendizagem; Avaliação


Description
A avaliação da aprendizagem no Ensino Superior é um processo complexo em que o papel do aluno pode ficar subestimado. A introdução de métodos de avaliação, com componentes de heteroavaliação ou autoavaliação, possibilitam um maior envolvimento e responsabilização do aluno no seu processo de autoavaliação. Trata-se de uma avaliação que não se limita à atribuição de classificações, mas que, ao mesmo tempo, fornece feedback em termos de análise crítica e de recomendações. O feedback dado pelos alunos tem vantagens em termos de quantidade e qualidade, embora nem sempre seja comparável com o feedback do docente. Num estudo realizado na Universidade do Minho, no 2º ano do Mestrado em Engenharia Informática, os alunos avaliaram-se uns aos outros quanto ao desempenho no trabalho em equipa. Num projeto em equipa de grande dimensão - a UC tem 15 ECTS- os alunos classificaram, em quatro momentos distintos, o desempenho dos colegas usando critérios definidos pelas diferentes equipas de alunos e proporcionaram, obrigatoriamente, feedback. O feedback foi dado através de uma plataforma online, analisado e categorizado, com base na literatura da área de specialidade e também em outras categorias complementares. O feedback fornecido ao longo do semestre evoluiu de categorias mais básicas, como por exemplo a identificação de pontos fortes e pontos fracos, para categorias mais elaboradas, como a indicação de sugestões para a melhoria do desempenho.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU