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Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de sup...

Autor(es): Macedo, Ana Paula cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20384

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Configurações de articulação; Escola de Enfermagem e Hospital; Supervisão de estágios


Descrição
O estudo subjacente a esta comunicação, que reflete sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objeto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. A tese debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo – Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. A primeira vertente expôs uma proposta de modelo teórico para a compreensão da supervisão de estágios em contexto de trabalho hospitalar, cruzando-se com uma pluralidade de dimensões, ora organizacionais, ora de supervisão, permitindo uma leitura transversal dos dados que contextualizaram toda a problemática. A segunda vertente consistiu na construção de um arquétipo de Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio, no plano das orientações para a ação organizacional/sistema de pensamento e ideias. Foi a partir da tipologia construída que foi possível realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da ação/sistema da ação. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da ação/sistema da ação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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