Detalhes do Documento

TIC na Educação : desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a...

Autor(es): Pereira, Elisabeth Gomes cv logo 1 ; Oliveira, Lia Raquel cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19923

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação e TIC; Educação e WEB 2.0; Education and ICT; Education and WEB 2.0; Teachers and ICT


Descrição
O artigo apresentado discute desafios e conflitos vivenciados por professores perante as sempre novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), em especial a WEB 2.0. Compreender o processo de inserção das TIC na educação deve ser uma ação refletida, construída e partilhada. Relatamos alguns usos da WEB 2.0 na educação, compreendendo que esta pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Sugerimos estratégias pedagógicas que possibilitam aprendizagens mais prazerosas e contextualizadas no currículo. Concluímos que é a construção de saberes em colaboração o maior tesouro a encontrar na WEB 2.0. The article discusses the challenges and conflicts experienced by teachers facing the always new information and communication technologies (ICT), as the the Web 2.0. Understanding that the process of integration of ICT in education must be a reflexive action,,built and shared. We report on some use of Web 2.0 in education to understand that this can enhance the teaching and learning processes. We suggest teaching strategies that enable contextualized learning more enjoyable and integrated in the curriculum. We conclude that it is the construction of knowledge in collaboration the greatest treasure found in Web 2.0.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia