Author(s):
Alves, Anabela Carvalho
; Moreira, Francisco
; Lima, Rui M.
; Sousa, Rui M.
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19132
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ensino na Engenharia
Description
Este artigo apresenta e relaciona os diferentes tipos de projectos desenvolvidos pelos alunos do
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial no âmbito da sua aprendizagem.
Normalmente, estes projectos são desenvolvidos em contextos diferentes: i) na universidade, sob a
forma de projectos interdisciplinares semestrais de grande dimensão, com base na estratégia Project
Led Education (PLE), e ii) em empresa, sob a forma de projecto em empresa, para desenvolvimento
da dissertação de mestrado. PLE é uma das metodologias de aprendizagem activa/cooperativa que
tem vindo a ser introduzida em alguns cursos de engenharia da Universidade do Minho. O projecto
em empresa recorre frequentemente a uma estratégia de investigação baseada em pesquisa-acção,
onde o aluno assume um papel activo, participativo e interventivo na vida da empresa. Este artigo
mostra que o PLE pode promover a iniciação à investigação aplicada, baseada na estratégia de
pesquisa-acção, permitindo ao aluno desenvolver competências valorizadas pelas empresas. Nesse
sentido espera-se que empresa possa beneficiar da aprendizagem do aluno, transformando-se a
experiência tácita da empresa em conhecimento explícito.