Document details

Projectos para a aprendizagem na Engenharia e Gestão Industrial

Author(s): Alves, Anabela Carvalho cv logo 1 ; Moreira, Francisco cv logo 2 ; Lima, Rui M. cv logo 3 ; Sousa, Rui M. cv logo 4

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19132

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Ensino na Engenharia


Description
Este artigo apresenta e relaciona os diferentes tipos de projectos desenvolvidos pelos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial no âmbito da sua aprendizagem. Normalmente, estes projectos são desenvolvidos em contextos diferentes: i) na universidade, sob a forma de projectos interdisciplinares semestrais de grande dimensão, com base na estratégia Project Led Education (PLE), e ii) em empresa, sob a forma de projecto em empresa, para desenvolvimento da dissertação de mestrado. PLE é uma das metodologias de aprendizagem activa/cooperativa que tem vindo a ser introduzida em alguns cursos de engenharia da Universidade do Minho. O projecto em empresa recorre frequentemente a uma estratégia de investigação baseada em pesquisa-acção, onde o aluno assume um papel activo, participativo e interventivo na vida da empresa. Este artigo mostra que o PLE pode promover a iniciação à investigação aplicada, baseada na estratégia de pesquisa-acção, permitindo ao aluno desenvolver competências valorizadas pelas empresas. Nesse sentido espera-se que empresa possa beneficiar da aprendizagem do aluno, transformando-se a experiência tácita da empresa em conhecimento explícito.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU