Document details

Rádio web e podcast : integração, diferenças e interactividade na educação

Author(s): Teixeira, Marcelo Mendonça cv logo 1 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/18255

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Rádio web; Podcast; Educação; Comunicação; Interactividade


Description
Citação bibliográfica: Teixeira, Marcelo & SILVA, Bento (2010). Rádio web e podcast: integração, diferenças e interactividade na educação. Actas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pp. 4656 – 4664 (ISBN: 978-972-8746-90-2) A Rádio Web e o podcast são conceitos que estão integrados e trabalham juntos na construção do conhecimento. Agora, mais do que nunca, as instituições estão a utilizar esses recursos em ambiente virtuais de aprendizagem, favorecendo uma inteligência coletiva no domínio educativo, e produzindo uma cibercultura na sociedade da informação. Deste modo, a principal actividade a ser desenvolvida pelos educomunicadores é de aconselhar essas instituições no uso de tecnologias na educação como suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Contudo, devido às suas características básicas, é comum para comunidade académica confundir o Podcast com a Rádio Web. Na presente comunicação abordaremos o conceito da Rádio Web e do Podcast, apresentando as principais diferenças teóricas e técnicas entre ambos os conceitos. Além da revisão de literatura sobre os conceitos descritos, essa investigação considera importante analisar as potencialidades do Podcast para a comunidade académica da Universidade do Minho, descrevendo em mais detalhes o estudo de caso da RUM Online. Face às características do estudo, a metodologia de investigação utilizada é de cariz exploratório, cruzando técnicas qualitativas e quantitativas. A investigação envolveu amostras aleatórias (através da aplicação de inquérito por questionário a alunos de diferentes cursos da Universidade do Minho), com o objectivo de identificar suas percepções sobre o Podcast como suporte educativo. Pelo desenvolvimento do trabalho efectuado é possível apresentar algumas conclusões, de entre as quais se revelam que uma parte significativa dos respondentes à pesquisa afirma que utiliza o Podcast não só como uma fonte de entretenimento, mas para o acesso assíncrono a conteúdos informativos, educativos e culturais. Surge, a partir desses dados, a necessidade de investigar a inserção do Podcast no curriculum académico como uma interface educomunicativa.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU