Document details

Categorias de análise sobre interacções (online) : possibilidades em construção

Author(s): Ferreira, Maria da Conceição Alves cv logo 1 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 2 ; Coelho, Maria das Graças Pinto cv logo 3

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/18139

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Interação; Interação online; Comunicação online; Interaction; Interaction online; Communication online


Description
Este texto tem por objetivo apresentar as categorias que estão sendo utilizadas para análise das interações online. Para tal, buscamos em trabalhos de investigação de vários autores que apresentam categorias focalizadas em processos comunicacionais realizados em diversos contextos e situações de interação. A meta-análise foi realizada a partir de um recenseamento da literatura publicada sobre o tema. A linguagem está envolvida em todas as atividades humanas e ocorrem através de interações entre os sujeitos sociais. No tocante às interações entre professores e alunos, estas podem ocorrer de modo presencial por meio da interação face a face, e de um ambiente virtual de aprendizagem que ocorre com uso de interfaces digitais, pelos quais pode-se interagir e comunicar-se através da escrita, da palavra e da imagem. Com este estudo pretendemos ampliar as reflexões sobre esta problemática, tendo em vista a construção de referencial para a interação online. Ce texte a objectif présenter les catégories qui sont utilisées pour analyse des interactions online. Pour cela, nous cherchons dans des travaux de recherche de plusieurs auteurs qui présentent des catégories focalisées dans des processus comunicacionais réalisés dans de divers contextes et des situations d'interaction. Meta-análise a été réalisé à partir d'un recensement de la littérature publiée sur le sujet. La langue est engagée dans toutes les activités humaines et se produisent à travers des interactions entre les sujets sociaux. Relatif à aux interactions entre des enseignants et des élèves, celles-ci peuvent se produire de manière réelle au moyen de l'interaction face la face, et d'un environnement virtuel d'apprentissage qui se produit avec utilisation d'interfaces digitales, par lesquelles il se peut interagir et se communiquera à travers l'écriture, du mot et de l'image. Avec cette étude nous prétendons élargir les réflexions sur cette problématique, en vue de la construction de référentiel pour l'interaction online.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU