Detalhes do Documento

Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças

Autor(es): Osório, António José cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/18081

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): TIC; Educação Inclusiva


Descrição
Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia