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Educação, cidadania e género em Angola : entre a tradição, os Direitos Humanos ...

Autor(es): Silva, Eugénio Alves da cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/17352

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Hegemonia cultural; Cultura urbana e rural; Tradição cultural; Cidadania; Igualdade de género


Descrição
A educação está consagrada como direito na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição da República de Angola. No entanto, entre a população escolar, registase disparidade na frequência do ensino primário entre rapazes e raparigas, devendo-se a factores como: pobreza, escassez de escolas nas zonas rurais e questões culturais. Os valores culturais tradicionais relativos ao papel da mulher (em contextos rurais) consubstanciam processos de afastamento e secundarização das mulheres levando a que muitas raparigas ou não frequentam ou abandonam precocemente a escola. Assim, fazem sentido os objectivos 2 e 3 dos ODM, a concretizar até 2015, no sentido do resgate da condição de cidadania das mulheres rurais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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