Author(s):
Antunes, M. L.
; Coutinho, A. S.
; Patrício, J.
; Freitas, Elisabete F.
; Paulo, Joel
; Coelho, J. L. Bento
; Cardoso, F. T.
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17350
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ruído; Camadas de desgaste
Description
Uma das consequências do desenvolvimento económico verificado nas últimas
décadas é o aumento significativo do tráfego rodoviário. O ruído induzido pelo tráfego é um
importante factor de poluição ambiental que afecta cada vez um maior número de pessoas.
Nesta comunicação efectua-se a comparação do nível de ruído (Lmax) registado para os
veículos ligeiros, e pesados, de acordo com o método estatístico de passagem (SPB), e para os
veículos ligeiros sugundo o método de passagem controlada (CPB) e o método da
proximidade imediata (CPX) em trechos piloto.
Usam-se os métodos SPB e CPX como preconizado nas normas ISO 11819-1:1997 e ISO CD
11819-2. Quanto ao método CPB, foi usada uma adaptação do método SPB com veículos
seleccionados. Neste caso foram realizadas 4 passagens × 4 velocidades (50, 80, 100 e 110
km/h) ×4 veículos (2 ligeiros, 1 4×4, 1 carrinha).
Apresentam-se os resultados obtidos por cada um dos métodos, por forma a definir a
metodologia mais adequada para a caracterização de camadas de desgaste de pavimentos em
serviço em Portugal, tendo em conta o tipo de via de tráfego e as respectivas velocidades
legais de circulação.