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Avaliação do ruído de tráfego : metodologia para a caracterização de camadas de...

Autor(es): Antunes, M. L. cv logo 1 ; Coutinho, A. S. cv logo 2 ; Patrício, J. cv logo 3 ; Freitas, Elisabete F. cv logo 4 ; Paulo, Joel cv logo 5 ; Coelho, J. L. Bento cv logo 6 ; Cardoso, F. T. cv logo 7

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/17350

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ruído; Camadas de desgaste


Descrição
Uma das consequências do desenvolvimento económico verificado nas últimas décadas é o aumento significativo do tráfego rodoviário. O ruído induzido pelo tráfego é um importante factor de poluição ambiental que afecta cada vez um maior número de pessoas. Nesta comunicação efectua-se a comparação do nível de ruído (Lmax) registado para os veículos ligeiros, e pesados, de acordo com o método estatístico de passagem (SPB), e para os veículos ligeiros sugundo o método de passagem controlada (CPB) e o método da proximidade imediata (CPX) em trechos piloto. Usam-se os métodos SPB e CPX como preconizado nas normas ISO 11819-1:1997 e ISO CD 11819-2. Quanto ao método CPB, foi usada uma adaptação do método SPB com veículos seleccionados. Neste caso foram realizadas 4 passagens × 4 velocidades (50, 80, 100 e 110 km/h) ×4 veículos (2 ligeiros, 1 4×4, 1 carrinha). Apresentam-se os resultados obtidos por cada um dos métodos, por forma a definir a metodologia mais adequada para a caracterização de camadas de desgaste de pavimentos em serviço em Portugal, tendo em conta o tipo de via de tráfego e as respectivas velocidades legais de circulação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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