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Diagnóstico das atribuições causais de estudantes manauaras a partir do Questio...

Author(s): Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da cv logo 1 ; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento cv logo 2 ; Silva, Iolete Ribeiro da cv logo 3 ; Miranda, Lúcia cv logo 4 ; Almeida, Leandro S. cv logo 5

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17245

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Atribuição causal; Rendimento escolar; Propriedades psicométricas do QARE


Description
Os construtos motivacionais e sistemas de crenças foram pensados para conduzir as ações das pessoas a partir do feedback social que recebem ao realizar uma atividade. Uma das teorias que investiga a motivação é a Teoria das Atribuições Causais que prevê que o ser humano busca compreender as causas e os motivos existentes na realização de tarefas, e isso ocorrem em todos os ambientes que ele freqüenta, inclusive na escola. No ambiente escolar o estudante elabora atribuições para explicar o rendimento acadêmico e a partir dessas atribuições que podem estar localizadas no lócus interno ou externo ao sujeito pode-se identificar as explicações para o rendimento escolar, um dos aspectos da aprendizagem. Essas construções de controle psicológico estão relacionadas ao desempenho dos indivíduos em situações e sucesso. No presente trabalho buscou-se identificar as atribuições causais dos estudantes manauaras sobre o rendimento escolar. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010). Para o tratamento dos dados utilizou-se de análises fatoriais. As causas apontadas para o rendimento escolar foram categorizadas em oito fatores, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos – organização e estratégias, Fator 2: Professores e estrutura externa material, Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 4: Sorte e apoio externo) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos – organização, estratégias e motivação, Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 3: Professores e apoio externo (família) e Fator 4: Sorte e estrutura material externa). O Alfa de Cronbach do QARE foi de 0, 85 para os itens relacionados ao bom desempenho e 0, 89 para os itens relativos ao fraco desempenho acadêmico. Concluiu-se que a análise das atribuições causais colabora para a elaboração de ações interventivas na escola, pois avaliam o que os principais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem pensam e sentem em relação ao rendimento e que o questionário QARE apresenta fiabilidade para o contexto brasileiro na região amazônica.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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