Author(s):
Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da
; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
; Silva, Iolete Ribeiro da
; Miranda, Lúcia
; Almeida, Leandro S.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17245
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Atribuição causal; Rendimento escolar; Propriedades psicométricas do QARE
Description
Os construtos motivacionais e sistemas de crenças foram pensados para
conduzir as ações das pessoas a partir do feedback social que recebem ao
realizar uma atividade. Uma das teorias que investiga a motivação é a
Teoria das Atribuições Causais que prevê que o ser humano busca
compreender as causas e os motivos existentes na realização de tarefas, e
isso ocorrem em todos os ambientes que ele freqüenta, inclusive na escola.
No ambiente escolar o estudante elabora atribuições para explicar o
rendimento acadêmico e a partir dessas atribuições que podem estar
localizadas no lócus interno ou externo ao sujeito pode-se identificar as
explicações para o rendimento escolar, um dos aspectos da aprendizagem.
Essas construções de controle psicológico estão relacionadas ao
desempenho dos indivíduos em situações e sucesso. No presente trabalho
buscou-se identificar as atribuições causais dos estudantes manauaras sobre
o rendimento escolar. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento
utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar
(QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010).
Para o tratamento dos dados utilizou-se de análises fatoriais. As causas
apontadas para o rendimento escolar foram categorizadas em oito fatores,
sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos – organização e
estratégias, Fator 2: Professores e estrutura externa material, Fator 3:
Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 4: Sorte e apoio externo) e
quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos – organização, estratégias
e motivação, Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 3: Professores e apoio externo (família) e Fator 4: Sorte e estrutura material
externa). O Alfa de Cronbach do QARE foi de 0, 85 para os itens
relacionados ao bom desempenho e 0, 89 para os itens relativos ao fraco
desempenho acadêmico. Concluiu-se que a análise das atribuições causais
colabora para a elaboração de ações interventivas na escola, pois avaliam o
que os principais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem
pensam e sentem em relação ao rendimento e que o questionário QARE
apresenta fiabilidade para o contexto brasileiro na região amazônica.