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Sinalização das altas habilidades cognitivas pelos professores : validade estru...

Miranda, Lúcia C.; Almeida, Leandro S.

As nomeações pelos professores são muitas vezes utilizadas na sinalização das crianças sobredotadas complementando as avaliações realizadas através dos testes psicológicos de inteligência. Contudo nem sempre essa identificação é isenta de viés, melhorando a qualidade quando os instrumentos de identificação usados pelos professores apresentam boas características métricas de validade e fiabilidade. O objetivo de...


Identification of gifted students by teachers : reliability and validity of the...

Miranda, Lúcia C.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

Teachers play a relevant role in screening and identifying gifted and talented students. However, many times teacher´s assessments may be biased by personal beliefs about giftedness. In these cases, the quality of screening and identification can be enhanced through the use of measurement devices that present good psychometric properties of validity and reliability. This study presents the examination of the pr...


Atribuições causais e nível educativo familiar na compreensão do desempenho esc...

Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.; Boruchovitch, Evely; Almeida, António; Abreu, Sofia A.

Este artigo analisa o contributo específico do nível educativo familiar e das atribuições causais para o bom e fraco rendimento escolar dos alunos na explicação do seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática numa amostra de 2.082 alunos do ensino público de 11 escolas de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As atribuições causais foram avaliadas por meio do Q...


Programa Odisseia : um programa de enriquecimento escolar para alunos sobredotados

Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.

A educação dos alunos com características de sobredotação continua a desafiar os educadores e legisladores nos diferentes países. Apesar das diferenças entre as sociedades em termos político, económico e cultural, e apesar de não haver um consenso acerca de uma única metodologia no atendimento às necessidades dos alunos sobredotados, diversos programas de identificação e de acompanhamento têm sido desenvolvidos...


Creatividad, inteligencia y rendimiento escolar : estudio de las relaciones rec...

Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.; Morais, Maria de Fátima; Guisande, M. Adelina

Este artículo analiza las relaciones entre creatividad, inteligencia y rendimiento escolar. A una muestra de 69 alumnos de 6º año de escolaridad que asistían a un programa de enriquecimiento cognitivo se le aplicaron seis subtests del Test de Pensamiento Creativo de Torrance, siguiendo los criterios de adaptación de la versión brasileña (Wechsler, 2002), y la Escala de Inteligencia da Wechsler para Niños (WISC-...


A produção científica na sobredotação em Portugal e no Brasil

Miranda, Lúcia; Guenther, Zenita; Almeida, Leandro S.; Freitas, Soraia

Este estudo descreve e compara a produção científica no campo da sobredotação em Portugal e no Brasil nos anos de 2000 a 2012. Procedeu-se à recolha bibliográfica a partir das bases de dados nos repositórios de acesso aberto das universidades, repositório científico de acesso aberto de Portugal e no Brasil (RACAP), CAPES, CNPq, ASPAT, ConBrasd, e das revistas eletrónicas, nas áreas da psicologia e educação dos ...


Sinalização de alunos sobredotados e talentosos : perfil de desempenho em prov...

Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.

O tema da sobredotação tem-se tornado progressivamente mais comum na sociedade portuguesa e junto dos profissionais da educação, contudo esse esforço ainda não é suficiente em termos de consciencialização e de competência dos diversos intervenientes numa possível identificação a apoio aos alunos sobredotados ou com mais talento. O principal objetivo deste estudo é verificar o grau de associação entre o desempen...


Impacto da capacidade cognitiva e das atribuições causais no rendimento escolar...

Almeida, Leandro S.; Miranda, Lúcia; Salgado, Ana M.; Silva, Marta; Martins, Virgínia A.

A capacidade cognitiva e a motivação académica têm sido frequentemente assumidas como as variáveis do aluno mais determinantes da sua aprendizagem e rendimento escolar. Neste estudo, operacionalizando a capacidade cognitiva através de uma bateria de testes de raciocínio e a motivação através de uma escala de atribuições causais, analisa-se o impacto de ambas as variáveis psicológicas no rendimento dos alunos na...


Inventário de metas académicas (IMA) : dimensionalidade e consistência interna

Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.

Este artigo descreve as características psicométricas do Inventário de Metas Académicas (IMA; Miranda & Almeida, 2005), tomando uma amostra de 2206 adolescentes do ensino básico e secundário provenientes de várias regiões de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Na análise factorial identificaram-se os quatro factores estipulados na fundamentação teórica do instrumento, explicando no se...


Diagnóstico das atribuições causais de estudantes manauaras a partir do Questio...

Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento; Silva, Iolete Ribeiro da; Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.

Os construtos motivacionais e sistemas de crenças foram pensados para conduzir as ações das pessoas a partir do feedback social que recebem ao realizar uma atividade. Uma das teorias que investiga a motivação é a Teoria das Atribuições Causais que prevê que o ser humano busca compreender as causas e os motivos existentes na realização de tarefas, e isso ocorrem em todos os ambientes que ele freqüenta, inclusive...


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