Autor(es):
Lourenço, Lélio Moura
; Pereira, Beatriz Oliveira
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16927
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Bullying; Gestão educacional e escolas portuguesas; Bullying; Educational administration and Portuguese schools
Descrição
A violência escolar é preocupação por parte da sociedade e da educação, sobretudo nas últimas duas décadas. O fenômeno consiste em comportamentos agressivos nos quais estão envolvidos agressor, agredido, o grupo de colegas, a instituição com professores, funcionários e gestores, e as famílias. Na conduta violenta há uma interação direta ou indireta de um ou vários atores que agem de forma maciça ou esparsa visando prejuízos diversos a alguém ou grupo, dano moral ou à integridade física, ao patrimônio ou às participações culturais e simbólicas. Esses prejuízos caracterizam-se por consequências para a saúde e violação de direitos humanos independente de classe social, credo, etnia, sexo e idade. O contexto de violência integra o ambiente doméstico ou familiar, as relações interpessoais existentes nas ruas e instituições de áreas urbanas ou rurais. As principais vítimas são crianças e adolescentes devido ao processo de crescimento e desenvolvimento, mas principalmente aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade e propícios às consequências para a saúde. O aumento da investigação sobre o tema nos últimos anos traduz a preocupação com esse tipo específico de violência escolar, denominado bullying na literatura especializada. O bullying é um padrão repetido de condutas violentas sem motivação aparente, intencionais e contínuas ao longo do tempo, com objetivo de causar angústia, intimidar ou agredir física ou psicologicamente outra pessoa sem condições de se defender, num abuso sistemático de poder, que se manifesta em diferentes âmbitos, inclusive entre pares no meio escolar, e submete suas vítimas à dominação social, atos de extorsão, violência física e verbal, roubo e vandalismo. A escola precisa estar consciente desse tipo de violência para diagnosticar, intervir e preveni-la. Esse processo deve envolver disponibilização de espaços e recursos lúdicos, supervisão de recreios, identificação de fatores externos influenciadores da violência na escola, parceria com famílias e promoção do clima organizacional. School violence has been the subject of growing concern in the last two decades, there is a large increase in research on the topic, especially on one particular type of school violence - bullying.
Bullying can be defined as an action in which one or more individuals assaulted physically, verbally or emotionally another person. The phenomenon presents itself as a repeating pattern of physical and psychological intimidation, intended to cause discomfort, dominate socially (and physically) each other and can demonstrate to the social group. Conflicts from the bullying affect the formal and informal relationships between students can reach positions of aggression and violence.
Considering these aspects, the research was outlined in order to identify, understand the scale of the problem and analyze the level of bullying in a number of school cluster the Sub-Region of Health of Portugal, in north-eastern Portugal. It also aims to realize who are the children ask for help in a situation of victimization as a support network is important to draw lines of the intervention program.
The results show that 36.4% of students’ respondents said they suffered aggression, one, two or more times. Note that the majority of violence occurs in the playground. Finally, we emphasize that more than 70% of students surveyed indicated assess the presence of teachers and staff especially in the environment of the playground.