Description
Constata-se, em investigações brasileiras, o aumento da população
universitária carregando consigo características bastante heterogêneas.
Estudiosos afirmam que, em relação à autonomia acadêmica dos alunos, a
maioria tem chegado à universidade com fracas competências para
autorregular o seu estudo de forma eficaz. Portanto, estudar as competências
de estudo no ensino superior ganha relevância face à necessidade de colocar o
aluno no papel central e ativo do processo de sua aprendizagem, que envolve
processos cognitivos e motivacionais. A motivação é apontada como uma
dimensão fundamental da autorregulação, já que os estudantes necessitarão
usar recursos próprios e específicos para manter o interesse nas atividades
acadêmicas. Assim, partiu-se para uma pesquisa correlacionando a Escala de
Competência de Estudo (ECE-Sup/S&H) com a Escala de Motivação
Acadêmica (EMA), validada, que avalia a motivação dos alunos no ambiente
universitário. Foram participantes deste estudo 815 universitários, 69,9% de
duas universidades de São Paulo e 30,1% de Minas Gerais, com idades entre
17 e 62 anos, ambos os sexos, regularmente matriculados nos cursos de
administração, psicologia e pedagogia, que se compuseram como
pertencentes às áreas de conhecimento das ciências humanas e ciências
sociais, em função das características da ECE. Com base nos resultados,
observaram-se evidências de validade para a ECE-Sup (S&H), pois mostrouse
existir associação entre todos os fatores da Escala com os fatores
desmotivação, motivação extrínseca por regulação externa de frequência às
aulas, motivação extrínseca por recompensas sociais, motivação extrínseca
por regulação identificada e motivação intrínseca da EMA.