Document details

Competências de estudo e motivação para a universidade

Author(s): Prates, Eli A. R. cv logo 1 ; Joly, Cristina cv logo 2 ; Dias, Anelise Silva cv logo 3 ; Almeida, Leandro S. cv logo 4

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/16419

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Constata-se, em investigações brasileiras, o aumento da população universitária carregando consigo características bastante heterogêneas. Estudiosos afirmam que, em relação à autonomia acadêmica dos alunos, a maioria tem chegado à universidade com fracas competências para autorregular o seu estudo de forma eficaz. Portanto, estudar as competências de estudo no ensino superior ganha relevância face à necessidade de colocar o aluno no papel central e ativo do processo de sua aprendizagem, que envolve processos cognitivos e motivacionais. A motivação é apontada como uma dimensão fundamental da autorregulação, já que os estudantes necessitarão usar recursos próprios e específicos para manter o interesse nas atividades acadêmicas. Assim, partiu-se para uma pesquisa correlacionando a Escala de Competência de Estudo (ECE-Sup/S&H) com a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), validada, que avalia a motivação dos alunos no ambiente universitário. Foram participantes deste estudo 815 universitários, 69,9% de duas universidades de São Paulo e 30,1% de Minas Gerais, com idades entre 17 e 62 anos, ambos os sexos, regularmente matriculados nos cursos de administração, psicologia e pedagogia, que se compuseram como pertencentes às áreas de conhecimento das ciências humanas e ciências sociais, em função das características da ECE. Com base nos resultados, observaram-se evidências de validade para a ECE-Sup (S&H), pois mostrouse existir associação entre todos os fatores da Escala com os fatores desmotivação, motivação extrínseca por regulação externa de frequência às aulas, motivação extrínseca por recompensas sociais, motivação extrínseca por regulação identificada e motivação intrínseca da EMA.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU