Detalhes do Documento

Utilizar o vídeo numa perspectiva construtivista

Autor(es): Caldas, José cv logo 1 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 2

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16309

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Esta comunicação resulta de um estudo, em contexto de sala de aula, em que foi utilizado o vídeo como incentivo da interacção comunicativa e da aprendizagem. Procurando-se rejeitar a ideia de passividade na utilização do vídeo, nomeadamente no visionamento de documentos, desenvolveram-se estratégias diversificadas onde a interacção aluno-media assumiu a prioridade. Neste estudo não foram esquecidas as dimensões sensoriais e cognitivas dos alunos participantes, pelo que se avaliou o impacto de cada uma das estratégias junto do grupo-turma. As modalidades vídeo utilizadas, que assumiram forma de estratégia de ensino/aprendizagem, foram: visionamento de documentos vídeo, sonorização de imagens vídeo, produção de documentos vídeo pelos alunos e preparação e emissão de um programa de "televisão escolar". Os resultados da investigação apontam para um incremento da interacção na sala de aula, da aprendizagem de conteúdos, da prática de autonomia e de processos de investigação, do prazer de aprender e participar e da expressividade por parte dos alunos. Verifica-se, também, que as quatro modalidades utilizadas implicam valências diferenciadas, aparecendo umas mais directamente relacionadas com a aprendizagem de conteúdos e outras mais relacionadas com a interacção e a expressividade.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia