Author(s):
Barata, Clarinda Luísa Ferreira
; Ferreira, José Brites
; Morgado, José Carlos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15922
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Inclusão educativa; Currículo; Diferenciação curricular; Educational inclusion; Curriculum; Curriculum differentiation
Description
Esta comunicação resulta de um trabalho de investigação desenvolvido em torno de três eixos – saberes básicos, inclusão educativa e diferenciação curricular – que têm vindo a ter uma visibilidade crescente tanto ao nível dos discursos educativos, como das políticas educativas e curriculares para o ensino básico. É imprescindível atender à diversidade, uma realidade cada vez mais comum no interior das salas de aulas, considerando-a não como um obstáculo mas como uma fonte enriquecedora do processo educativo, bem como à necessidade de transformar a escola num espaço de inclusão, para que cada aluno possa munir-se de um conjunto de saberes básicos imprescindíveis à sua integração e participação na sociedade.
Neste sentido, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efectiva flexibilização e diferenciação curriculares nas escolas ou se, pelo contrário, continuam entrincheirados entre rotinas securizantes, adiando a possibilidade de edificar uma verdadeira escola inclusiva. Partindo desta problemática, este projecto de investigação visou, entre outros aspectos compreender o impacto das políticas educativas e curriculares em termos de práticas inclusivas. Para o efeito, recorremos a uma estratégia metodológica de investigação que incluiu a aplicação de um questionário aos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, posteriormente, a realização de entrevistas, a análise documental e a observação de aulas em duas situações específicas, configurando dois estudos de caso.
Como principais conclusões podemos destacar que os dados confirmam e reforçam: (i) a ideia de que as questões curriculares são múltiplas, complexas e colocam-se a diferentes níveis, ou seja, desde o contexto em que o currículo é prescrito até ao contexto em que ele é efectivamente concretizado; e (ii) a recontextualização do currículo constitui um importante desafio tanto ao nível das estruturas como dos instrumentos de gestão curricular das escolas. This communication results from a research work developed in three areas -
basic knowledge, educational inclusion and the curriculum differentiation - which have
gained visibility both in the educational discourse, such as educational policies and
curriculum for basic education. It is absolutely necessary to take into account the
diversity, not as an obstacle but as a rich resource towards the educational process.
It is relevant to understand if teachers are able to make a real flexibility and a correct
curriculum differentiation in their schools or on the opposite are still attached to
traditional routines, postponing the possibility to build a real inclusive school. This
research had the following general aim: to understand the educational and curriculum
policies’ impact considering the inclusive best practices. In this research we adopted a
methodology which includes first the questionnaires for the teachers of the 1st cycle,
second interviews, and then documentary analysis and finally the observation of two
studies cases.
The main conclusions allow to confirm and reinforce the obtained data that: (i) the
idea that curriculum questions are multiple and very complex and are put up at
different level, since the moment the curriculum is established till the moment it is
performed. (ii) the reestablishment of the curriculum is an important challenge both at
structural level and curriculum schools management tools.