An important constituent group and a key resource of higher education institutions (HEIs) is the faculty or academic staff. The centrality of the faculty role makes it a primary sculptor of institutional culture and has implications for the quality of the institution and therefore has a major role in achieving the objectives of the institution. Demand for academic staff in higher education has been increasing a...
Esta comunicação resulta de um trabalho de investigação desenvolvido em torno de três eixos – saberes básicos, inclusão educativa e diferenciação curricular – que têm vindo a ter uma visibilidade crescente tanto ao nível dos discursos educativos, como das políticas educativas e curriculares para o ensino básico. É imprescindível atender à diversidade, uma realidade cada vez mais comum no interior das salas de a...
A presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino su...
A Escola Superior de Educação de Leiria, encontrando-se numa zona de forte emigração, e assistindo-se no momento actual ao aumento progressivo de número de emigrantes que regressam definitivamente a Portugal, com todos os problemas que esse regresso implica, projectou desenvolver uma pesquisa sobre a inserção dos filhos dos ex-emigrantes no sistema educativo português.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |