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Os consumidores e o artesanato têxtil : estudo exploratório das atitudes e perc...

Autor(es): Neves, Maria Manuela cv logo 1 ; Ferreira, Ângela Augusta de Sá cv logo 2 ; Rodrigues, Cristina S. cv logo 3 ; Teixeira, S. F. C. F. cv logo 4

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15721

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Artesanato; Consumidor; Atitudes; Idade; Género; Questionário


Descrição
Oferecer produtos com design, preservando a herança cultural não se apresenta como um processo fácil para a “indústria” de artesanato têxtil. No caso português é percebido um aumento de procura de produtos de decoração de design e acesso fácil, ditos “modernos”, em detrimento de produtos artesanais. Importa assim compreender o que determina esta alteração e como é percebido o produto “artesanato” pelos consumidores? Este trabalho analisa os resultados de um inquérito que explora as atitudes e percepções dos consumidores relativamente ao artesanato têxtil bem como ao seu processo de decisão de compra. Dos 107 questionários recebidos e validados, os dados confirmam a importância do género e da idade como determinantes na temática do artesanato têxtil, em particular no uso de artesanato têxtil, auto-satisfação com a compra, compra para oferta e percepção do futuro do artesanato têxtil. Nos exemplos de artesanato têxtil apresentados, salienta-se o elevado reconhecimento da sua beleza e esforço.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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