Detalhes do Documento

Competências de estudo e rendimento académico de alunos da Universidade Pedagóg...

Autor(es): Donaciano, Bendita cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15476

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino superior; Competências de estudo; Estratégias de aprendizagem; Rendimento escolar; Higher education; Competences of study; Strategies of learning; School income


Descrição
Esta comunicação aborda as estratégias de aprendizagem e organização de estudo em estudantes do ensino superior. O estudo tomou uma amostra de alunos do 1º e do 3º anos da Universidade Pedagógica (UP) em Moçambique. Para aquisiçao das vivências dos estudantes elaboramos um questionário com treze perguntas abertas direccionadas para três dimensões: (i) a dimensão cognitiva que tem a ver com o nível de compreensão dos conteúdos que vão aprendendo e como soluccionam os seus problemas académicos; (ii) a dimensão comportamental na qual encontramos os métodos que usam para organizar o tempo, materiais e outros aspectos concretos do estudo; (iii) por fim a dimensão motivacional na qual percepcionamos sobre as motivações que os levam a frequentar o curso e a investir nas actividades académicas. Na base das suas respostas identificamos os itens a incluir na Escala de Competências e Estratégias de Aprendizagem no Ensino Superior (ECEA-Sup), desenvolvendo então os estudos de validação desta escala em Moçambique. Após vários estudos a ECEA-Sup foi aplicada a 465 estudantes, tendo-se procedido a análise factorial exploratória para a identificação das várias dimensões e apreciada a consistência interna. Assim, a comunicação apresenta diferenças nas quatro dimensões identificadas (Comportamentos diários, estratégias de compreensão, motivação e avaliação) tomando os estudantes em função do ano e em função do curso. This paper approaches the learning strategies and study organization in higher education students. The study has taken a sample of the 1st and 3rd years students from Pedagogic University (UP) in Mozambique. To get the students' performances we set up a questionnaire with thirteen open questions directed to three dimensions: (i) the cognitive dimension – which has to do with the level of understanding of the contents they learn and how they solve their academic problems; (ii) the behavioral dimension - in which we look for methods they use for time managemte and organization of materials and other concret aspects of the study; and lastly; (iii) motivacional dimension - in which we perceive the motivations they have for the courses and for their selfinvestment on the academic ativities. On the base of their answers we identified the items to be included in the Scale of Competences and Strategies of Learning in the Higher education (ECEA-Sup), developing the studies of validation of the scale in Mozambique. After several studies, ECEA-Sup was applied in 465 students and exploratory factor analysis has carried out for identification of various dimensions and appreciation of the internal consistency. So, the founding presents differences in four identified dimensions (daily behaviors, understanding strategies, motivation and evaluation) taking the students according to the year and to the course.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia