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Para além da superfície visual : os anúncios publicitários vistos à luz da semi...

Autor(es): Ribeiro, Silvana Mota cv logo 1 ; Coelho, Zara Pinto cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14788

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Semiótica social; Anúncios publicitários; Género; Heterossexualidade; Discursos; Gramática visual


Descrição
Na sequência de investigações anteriores, centradas em imagens publicitárias de revistas femininas, pretendemos neste trabalho apresentar a grelha de análise visual que construímos a partir da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996) e mostrar que a descrição detalhada e sistemática dos recursos visuais que ela possibilita é relevante para reconstruirmos os conhecimento ou discursos subjacentes às imagens. Destacamos em particular o caso dos discursos da heterossexualidade usados neste tipo de imagens que permite revelar e expor as contradições da ideologia sexista, e os seus modos de actuação “cada vez mais subtis” (Lazar, 2005: 1).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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